segunda, 29 de abril de 2024
Ações recomendadas

Auren (AURE3): o que o BTG Pactual achou do Investor Day?

Empresa avalia existir uma necessidade urgente de reduções de custos para os consumidores, em termos de energia e tarifas

20 março 2024 - 12h18Por Lucas de Andrade

O BTG Pactual (BPAC11) reiterou sua recomendação de compra para as ações de Auren (AURE3), com preço-alvo de R$ 15,00 por papel em doze meses, após participar de Investor Day.

Em relatório, analistas destacaram que a Auren mantém uma visão otimista sobre os preços de energia e não espera que o cenário de preços baixos observado nos últimos dois anos persista.

Em 2024, veem a produção hidrelétrica atingir 28 GW até ao meio-dia, e a subida rápida para 58 GW no horário de pico (18:00). Para 2028, estima-se que a geração hidrelétrica seja de 26 GW (60% da capacidade de geração) por volta de meio-dia, e quase 65 GW (150%) às 18:00.

A companhia disse que houve pouco progresso na agenda regulatória desde o ano passado, quando o setor foi inundado por questões pontuais, como a falta de energia em grande parte do País no dia 15 de agosto e a aprovação do projeto de lei (PL) de energia offshore.

Na avaliação da Auren, existe uma necessidade urgente de reduções de custos para os consumidores, em termos de energia e tarifas, e a empresa disse que oportunidades para reduzir as tarifas poderiam vir de:

  • - i) fim de contratos regulamentados para TPPs a óleo;
  • - ii) fim dos respectivos subsídios CDE;
  • - iii) recontratação flexível de TPPs a gás natural; e
  • - iv) fim dos contratos PROINFA em 2026-30;
  • - v) taxas cobradas para renovação de concessões de geração e transmissão; e
  • - vi) pagamentos antecipados da Eletrobras (ELET3)(ELET6), ambos alocados ao fundo CDE.

 

Clique aqui se deseja receber recomendações personalizadas para os seus investimentos?