segunda, 29 de abril de 2024
SpaceRecomendações

Aprovação do arcabouço fiscal é positiva para ativos brasileiros, segundo Guide Investimentos

A aprovação do pacote fiscal e a expectativa de queda da Selic devem continuar favorecendo a queda das taxas de juros de mercado, impulsionando os ativos

24 maio 2023 - 14h54Por Mari Galvão
Linhas de alta tensão nos arredores de Madri, EspanhaLinhas de alta tensão nos arredores de Madri, Espanha - Crédito: Reuters/Suzana Vera

Na última terça-feira (23), a Câmara dos deputados aprovou o projeto de lei do novo arcabouço fiscal

Na visão da Guide Investimentos, a votação (com 372 votos a favor) mostra que o congresso está minimamente comprometido com algum rigor fiscal: pontos do texto que elevavam gastos tiveram que sair do texto para que ele fosse votado e aprovado ontem.

Além disso, a aprovação desta versão mais rígida do texto mostra que a ala mais radical do governo não tem força suficiente no congresso, segundo a casa de análise.

"A aprovação do pacote fiscal e a expectativa de queda da Selic devem continuar favorecendo a queda das taxas de juros de mercado, impulsionando os ativos", diz o relatório.  

 

Empresas

Outro ponto destacado pela Guide é que o secretário afirmou que o planejamento de investimentos projetado pela Copasa (CSMG3), que gira em torno de R$9 bilhões entre 2023 e 2027, para atingir as metas de universalização do saneamento no Estado não corre risco em um eventual cenário de privatização durante o período, garantindo sua manutenção.

O presidente da Copasa, Guilherme Duarte, afirmou que 75% da área de concessão da estatal possui tratamento de esgoto, sendo que a meta é atingir 90% até 2033. Durante o mesmo período, a meta para índice de perda de água é de redução dos 39% atuais para 25%.

 

O que muda? 

Para a instituição, as notícias são bem positivas e podem impulsionar os ativos de estatais. 

A Guide vê com bons olhos os andamentos dos processos de privatização da Copel (CPLE6), companhia elétrica controlada pelo estado do Paraná, que contará com uma audiência pública no próximo dia 1º de junho capitaneada pelo governo para discussão do processo de privatização, sendo este um projeto do atual governo.