segunda, 29 de abril de 2024
Ações

3R Petroleum (RRRP3) possui grande visibilidade de crescimento, diz analista

Investir em empresas com exposição ao setor de óleo e gás (OeG) tem sido a principal escolha de muitos investidores, haja vista o patamar de negociação da commodity nos últimos tempos

22 janeiro 2024 - 11h00Por Lucas de Andrade

Investir em empresas com exposição ao setor de óleo e gás (OeG) tem sido a principal escolha de muitos investidores, haja vista o patamar de negociação da commodity nos últimos tempos. 

Em 2023, as empresas petrolíferas investiram no aumento de produção, o que deve seguir como uma tendência para os próximos anos, de acordo com Giulia Nicola, analista da Nord Research.

Mas uma dúvida pode surgir na hora de comprar os papéis: escolher as ações de Petrobras (PETR3)(PETR4), Prio (PRIO3), ou outra empresa do setor?

Nesse sentido, as ações de 3R Petroleum (RRRP3) podem ser uma alternativa. Apenas no terceiro trimestre do ano passado, a petroleira observou um crescimento expressivo de 370% em sua receita líquida e de 330% no EBITDA (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização).

Contudo, na última linha, entregou um prejuízo líquido de R$ 77,0 milhões entre julho e setembro. Nicola pontua, entretanto, que o resultado se deu em razão do aumento das despesas financeiras, em função de desembolsos relacionados à aquisição de Potiguar, além de alguns efeitos “não caixa”, como marcação a mercado de instrumentos de hedge, variação cambial de instrumentos de dívida dolarizados, entre outros.

A produção média diária, com a consolidação do Polo Potiguar em seus dados, cresceu mais de 180% em um ano, na comparação com o terceiro trimestre de 2022.

De acordo com Nicola, com todos os ativos já totalmente incorporados, a 3R “conseguiu apresentar uma forte expansão em sua produção e, ao mesmo tempo, reduzir ainda mais o desconto em suas vendas, o que se traduziu em um aumento ainda mais expressivo de sua receita”.

Ela prevê que a petroleira siga com investimentos para o seu crescimento orgânico e pode atingir, até o fim deste ano, uma produção de 60 mil barris diários.

Negociada a 3x EBITDA 2024E, com grande visibilidade de crescimento, a analista recomendou a COMPRA de RRRP3 na carteira Nord Small Caps.