quinta, 18 de abril de 2024
CONTEÚDO PATROCINADO

Quer investir na bolsa de valores? As operações estruturadas podem ser uma boa opção

16 outubro 2020 - 13h33Por Conteúdo Patrocinado

O cenário já é bem conhecido: com a queda da taxa básica de juros no Brasil — em 16 de setembro a Selic chegou ao menor nível da história, a 2% ao ano —, as aplicações em renda fixa perderam atratividade.  Por isso, muitos investidores estão buscando a renda variável para aumentar a rentabilidade de suas carteiras.

Mas como dar os primeiros passos no mercado de ações de forma prática e com riscos predefinidos? A resposta pode estar nas chamadas “operações estruturadas” “As operações estruturadas são uma boa forma de o investidor entrar na bolsa”, diz José Martins, superintendente de renda variável da Órama, plataforma digital de investimentos. “Essa modalidade traz diversas vantagens em relação à compra isolada de uma ação, sendo a principal delas a possibilidade de se minimizar os riscos”.

Se você quiser saber mais sobre as operações estruturadas para avaliar se essa é uma boa opção para você, fique conosco: vamos explicar as principais características, vantagens e riscos dessa modalidade de investimento na bolsa.

O que são operações estruturadas

Operações estruturadas são aplicações que combinam dois ou mais ativos, sejam de renda fixa ou renda variável. Especialistas no mercado financeiro estudam o cenário econômico e do mercado de capitais para criar estratégias com objetivos específicos, como proteger uma carteira de investimentos, reduzir os custos ou potencializar ganhos.

Na Órama, assim que o cliente abre gratuitamente uma conta na plataforma, ele passa a ter acesso a uma variedade de operações estruturadas, criadas para investidores com diversos objetivos. No mercado de renda variável, uma operação estruturada “típica” para quem está entrando na bolsa é composta por dois ou mais derivativos da ação de uma determinada empresa. 

Para melhorar a compreensão, falemos de um exemplo fictício: vamos dizer que a equipe de análise da Órama identifica um potencial de valorização de 20% do papel VVAR3 (da companhia Via Varejo) nos próximos 6 meses.  Com base nesse cenário, uma operação estruturada pode combinar uma opção de compra (call) e uma opção de venda (put) ou outras combinações , cada uma com preços determinados. Assim, o investidor define, de antemão, um limite para possíveis perdas, se protegendo contra uma eventual desvalorização não projetada.

Produtos/Serviços Parceiros

As principais vantagens e riscos

Como talvez você já saiba, todos os tipos de investimentos têm vantagens e riscos associados a eles. Por isso, é fundamental conhecer essas características específicas para tomar boas decisões com seu dinheiro. E se puder contar com a assessoria de um especialista que acompanha o mercado diariamente, ainda melhor. No caso de operações estruturadas na bolsa, há algumas vantagens em relação à compra isolada de um lote de ações. Veja, abaixo, quais são as principais:

1. Riscos predefinidos ao investir. Você sabe qual o limite de perdas possíveis;

2. Valor mais baixo dos derivativos quando comparado com o necessário para adquirir um lote das ações mais negociadas na bolsa de valores. Portanto, é possível investir em ações com um capital menor; 

3. Retorno proporcionalmente maior levando em consideração a quantia inicial paga;

4. Estratégia e acompanhamento feitos por especialistas: você não precisa se preocupar em operar no Home Broker.

Para ajudar os investidores a conhecer melhor os produtos financeiros, a Órama produz materiais educativos, disponíveis em formato de artigo, vídeo e e-book, encontrados no site e no aplicativo da plataforma de investimentos (disponível para os sistemas operacionais Android e IOS). Se você se interessou por essa modalidade de investimento e quer fazer seu dinheiro render mais, abra já sua conta gratuita na Órama e converse com um dos assessores financeiros.