quinta, 25 de abril de 2024
Virgínia FIC ouro preto

Quais são as vantagens do fundo de direitos creditórios Virgínia?

26 agosto 2020 - 19h19Por Conteúdo Patrocinado

O fundo de direitos creditórios Virgínia FIC FIDC Multisetorial aplica, preponderantemente, em direitos creditórios da Ouro Preto Investimentos. Restrito a investidores qualificados, a aplicação mínima é de R$ 25 mil. 

Seu alvo de rentabilidade é diferenciado: o CDI + 3%. Sem taxa de performance, está sujeito apenas à taxa de administração de 0,2% ao ano. Registrado em 2016, o fundo de direitos creditórios teve rentabilidade de 7,95% no ano passado. 

Com experiência de quase 10 anos no mercado, os fundos da Ouro Preto Investimentos já "acertaram a fórmula": alinhados ao perfil do cliente, têm cota mensal sempre positiva. No caso do fundo de direitos creditórios Virgínia, o produto é indicado para investidores com horizonte de médio prazo.

Como escolher um fundo de direitos creditórios?

Esse tipo de fundo de investimento em renda fixa deve destinar no mínimo 50% do seu patrimônio líquido nos chamados direitos creditórios, títulos emitidos por empresas a partir de cheques ou duplicatas, por exemplo. Assim, o investidor "adianta" os pagamentos da companhia, mediante uma taxa de rentabilidade. 

Para escolher o FIDC ideal para você, é importante estar atento ao regulamento: é nele que você encontra, entre outras informações, a política de investimentos do produto, bem como os riscos dos direitos creditórios nos quais o fundo investe. 

Esse ponto merece atenção especial considerando o momento econômico pelo qual passamos. Em época de recessão, a inadimplência tende a aumentar, com o menor caixa disponível para empresas e pessoas. Esse fenômeno pode aumentar o risco dos papéis de crédito -- e, consequentemente, dos fundos de direitos creditórios. 

Outro critério que deve ser avaliado para optar por um FIDC é a figura do custodiante. Isso porque é ele quem valida os direitos creditórios, verificando a documentação do lastro dos títulos. Além disso, é ele quem cobra, para o fundo, pagamentos e resgates de títulos.