sexta, 29 de março de 2024
Presidente Banco do Brasil

Presidente do Banco do Brasil formaliza renúncia; André Brandão deve ser confirmado no comando

22 setembro 2020 - 11h09Por Investing.com

Por Gabriel Codas, da Investing.com - O presidente do brasil/">Banco do Brasil (SA:BBAS3), Rubem Novaes, entregou na segunda-feira, 21, sua renúncia ao cargo, com efeitos a partir desta terça-feira, 22, indicando que André Brandão deve ser oficializado ao posto. A nomeação de Brandão tem de ser assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que deve receber o executivo amanhã, segundo fontes. O decreto que oficializará o novo presidente do BB tem de ser publicado no Diário Oficial.

Por volta das 11h00, os papéis do banco estatal subiam 2,10% a R$ 31,53. O desempenho das ações do BB é superior à alta do Ibovespa no momento da escrita, que subia 0,39% a 97.366 pontos em dia que sinaliza recuperação aos mercados.

Rubem Novaes, de 75 anos, assumiu a presidência do BB no início da gestão de Jair Bolsonaro e comunicou sua saída em julho ao ministro da economia, Paulo Guedes, e ao presidente, alegando necessidade de deixar a cadeira para alguém mais jovem para conduzir a transformação digital da instituição.

Novaes era também defensor da privatização do BB, seguindo a linha do ministro Guedes.

Em julho, quando Novaes pediu demissão, o BB afirmou que a causa era o entendimento de que o banco "precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário". Novaes foi indicado ao cargo por Guedes em novembro de 2018 e ficou pouco mais de 18 meses no cargo.

Em agosto, Guedes afirmou que a indicação de Brandão partiu do presidente do Banco Central, Roberto Campos. Embora tenha dito "não conhecer" Brandão pessoalmente, Guedes declarou confiar na recomendação.

Na época, Novaes afirmou em entrevista à CNN Brasil que decidiu deixar o cargo por "não se adaptar à cultura de privilégios, compadrio e corrupção de Brasília". Ele não quis citar um fato específico e disse que se referia ao ambiente político da capital do país.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje