sexta, 19 de abril de 2024

Prefeitura de Mangaratiba cancela interdição de terminal da Vale

01 fevereiro 2019 - 09h07Por Agência Brasil

A mineradora Vale informou, em nota, que obteve decisão favorável que garante o restabelecimento das atividades no Terminal da Ilha Guaíba (TIG), em Mangaratiba, na Costa Verde fluminense. O terminal teve suas atividades suspensas ontem (31) de manhã, em função do auto de interdição da prefeitura de Mangaratiba que alegava não terem sido apresentadas licenças ambientais. O TIG apresentou todas as licenças ambientais válidas, e a prefeitura decidiu cancelar a ordem de interdição.

Interdição

A prefeitura de Mangaratiba interditou o terminal da mineradora Vale, localizado na Ilha de Guaíba, e multou a empresa em R$ 20 milhões. A interdição ocorreu após uma vistoria feita na manhã dessa quinta-feira (31) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A ação contou com engenheiros ambientais, químicos, técnicos do trabalho, biólogos, a Polícia Militar, Guarda Municipal, além do prefeito Alan Costa. Foram inspecionados cerca de 15 itens e encontradas diversas irregularidades.

Segundo a prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente solicitou da empresa as licenças ambientais no dia 18 de dezembro de 2018, mas a Vale teria respondido que “as atividades de terminal marítimo no finger pier, que recebe navios e o transporte de passageiros (funcionários), estavam corretas, já que não há necessidade de licenciamento”.