Avanços

Órama lança tecnologia de autoatendimento capaz de gerar recomendações diferentes de carteiras

Ferramenta possibilita mais de 780 mil combinações possíveis de respostas, que, por sua vez, podem formar 1.400 recomendações de carteiras

- Foto: Alesia Kozik/ Pexels
- Foto: Alesia Kozik/ Pexels

A Órama acaba de lançar uma solução inédita de autoatendimento, o Órama Quicker, ferramenta capaz de gerar mais de 780 mil combinações possíveis de respostas, que, por sua vez, podem gerar 1.400 recomendações de carteiras.

O objetivo é usar tecnologia de ponta para oferecer ao cliente agilidade e facilidade para organizar a vida financeira e começar a investir. Baseada nos objetivos de vida, a ferramenta ajuda a montar carteiras para uma reserva de emergência, para a tão sonhada casa própria, para planejar uma próxima viagem, entre outras.

Gratuita a todos os clientes da Órama, a ferramenta – desenvolvida em parceria com a ACE Cortex – surge a partir do entendimento de que a maioria das pessoas têm dificuldades, entendem pouco de finanças e precisam de ajuda para começar a investir. 

“O maior desafio do mercado é como prestar uma assessoria de qualidade para clientes que não tenham os tickets médios mais altos. O Órama Quicker nasce da observação das necessidades, comportamentos e objetivos destas pessoas e do uso da tecnologia para entregar uma carteira personalizada para cada indivíduo”, explica Dedé Eyer, Chief of Marketing and Innovation (CMI) da Órama Investimentos.

Foram mais de 900 horas de desenvolvimento até que a tecnologia estivesse pronta para receber os primeiros testers – como são chamados os 1.200 clientes que estão habilitados para testar a ferramenta durante três semanas.

A ideia é que os novos usuários tenham tempo de explorar o Órama Quicker em primeira mão e possam avaliar sua experiência.

Para Eyer, o projeto é ambicioso, mas necessário para afirmar o comprometimento da Órama com seus clientes.

“Tecnologia é o caminho para ajudar a eliminar as barreiras que afastam as pessoas do mundo dos investimentos, só assim será possível democratizar o acesso a bons produtos financeiros no nível que desejamos”, conclui.  

Como funciona

Ao acessar a Órama Quicker, o investidor responde algumas perguntas feitas pela Vivi, assistente virtual da Órama, que faz a coleta dos dados para que o sistema carregue as recomendações personalizadas.

Essa etapa é importante para que a Órama conheça o perfil do investidor e identifique o nível de conhecimento dele, além, é claro, de saber o quão disposto a assumir riscos ele está, de acordo com sua expectativa de retorno a curto, médio e longo prazo.  

Feito isso, o motor de recomendação, que roda com premissas das áreas de estratégia e produtos, pré-seleciona as opções que serão disponibilizadas ao investidor.

Na última etapa, o cliente tem acesso a todos os termos de autorização e pode finalizar de uma só vez o pedido enviando sua solicitação de aporte para a Órama. 

Os pedidos demoram poucos minutos para serem concluídos, e o cliente é avisado automaticamente ao final da análise para que saiba que sua carteira de investimento está ativa.

Cada consulta gera até 7 recomendações de fundos diferentes. 

A princípio, a Órama Quicker está disponível na versão web, mas em breve será disponibilizado no dentro app da Órama, compatível com o sistema operacional Android.

A ideia é que, futuramente, a Órama oferte todos os tipos de investimentos por meio da ferramenta, mas, por enquanto, apenas fundos serão recomendados.