sexta, 26 de abril de 2024
Ibovespa

OPEP, desemprego nos EUA e inflação: saiba de tudo antes da abertura do Ibovespa

09 abril 2020 - 08h38Por Redação SpaceMoney

Confira aqui tudo que você precisa saber antes dos negócios do Ibovespa começarem hoje (09/04):

Mercados internacionais

No Japão, o Nikkei 225 fechou com leve queda de 0,03%, enquanto o Shangai Composite subiu 0,37%. Na Europa, DAX 30 ganhava 0,71% e o FTSE 100 avançava 1,10%. CAC 40 operava com ligeira valorização de 0,01%.

Futuros agora

Nos Estados Unidos, os futuros de Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq operavam em campo negativo.

OPEP

Hoje acontece a aguardada reunião da OPEP, com países produtores de petróleos, e que pode culminar na redução de produção global. Antes marcada para a última segunda-feira, a teleconferência visa resolver a situação de sobreoferta da commodity, que começou com um desentendimento entre Rússia e Arábia Saudita. Somado a isso, os preços de petróleo sofrem também a queda na demanda, ocasionada pelo isolamento social com a pandemia do novo coronavírus.

Desemprego nos EUA

Hoje o mercado também espera mais uma atualização acerca do número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos, que mostra os impactos da crise do coronavírus em uma das maiores economias do mundo. O consenso Bloomberg aponta que o número deve ficar em 5,5 milhões, depois dos dois recordes nas últimas duas divulgações, com 6,6 milhões na semana passada e 3,3 milhões na anterior.

Inflação

No cenário interno, o IBGE publica hoje o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o mês de março. As projeções apontam que o IPCA deve ficar em 0,14%, em um mês que já houve turbulência por conta da pandemia, como o isolamento social.