quinta, 25 de abril de 2024
Onde investir

Onde investir em abril? XP sugere uma carteira para cada perfil

01 abril 2020 - 15h52Por Redação SpaceMoney
A XP Investimentos atualizou as suas carteiras recomendadas para o mês de abril considerando cada tipo de perfil investidor em relatório publicado nesta quarta-feira (01).  A plataforma levou em consideração a crise do coronavírus, deflagrada em março, para rebalancear as alocações.  Segundo a análise, a "cautela é muito importante nesse momento" e aumentos de riscos devem ser feitos gradualmente, ao longo dos próximos 6 meses. Ao mesmo tempo, para a XP, "toda crise cria uma série de oportunidades". 

Para os conservadores

Com o cenário crescentemente "desafiador" e baixas taxas de juros, a XP Investimentos adiciona, "dentro do possível em termos de risco", ativos de renda fixa inflação de prazos mais longo e pré-fixados.  Alocação sugerida: 87% em pós-fixado (ativos atrelados à Selic ou ao CDI), 3% em prefixado (como papéis do Tesouro prefixado e CDBs) e 10% em inflação (títulos como o Tesouro IPCA ou CRIs). 

Para os moderados

Para este perfil, o relatório recomenda a manutenção de posições em renda variável, com um "primeiro passo no aumento de risco nos portfólios". Um quarto da carteira atende à possível necessidade de liquidez do investidor.  Alocação sugerida: 26,5% em pós-fixado, 5% em prefixado, 15% em inflação, 28,5% em multimercado, 14% em renda variável (ações) e 11% em internacional (ativos fora do Brasil, de renda variável ou fixa).

Para os agressivos

Já para os agressivos, a indicação é a mesma: não se desfazer da parte variável do portfólio, e, ao mesmo tempo, aumentar a exposição gradualmente, mas de maneira mais incisiva.  Alocação sugerida: 8% em pós-fixado, 7,5% em prefixado, 15% em inflação, 30% em multimercado, 22,5% em renda variável e 17% em internacional.