quinta, 28 de março de 2024
Fundos DI

O que são fundos DI?

15 julho 2020 - 17h02Por Redação SpaceMoney

Os fundos DI são bastante populares, por sua disponibilidade em bancos e corretoras. Mas você sabe como eles funcionam? Eles realmente são conservadores e apresentam pouco risco de perdas?

Antes de tudo, é preciso entender o que está no seu fundo DI: afinal, eles são uma cesta de ativos "pronta" para os investidores. E nisso o nome dele já ajuda, já que ele acompanha as taxas do CDI 一 o Certificado de Depósito Interbancário, papéis que representam os empréstimos entre bancos e com vencimento curtíssimo. 

Assim, a bolsa brasileira, a B3, calcula a média dos juros cobrados nessas operações. Na data de publicação desta matéria, 15/07/2020, o CDI está a 2,15%. Os títulos de renda fixa atrelados ao CDI, e que estão dentro dos fundos DI, são pós ou pré-fixados em relação a essa taxa.

Quer saber mais sobre opções de investimentos? Fale com um especialista SpaceMoney

Do mesmo modo, não é de se estranhar que a rentabilidade desses fundos acompanhe o CDI -- ficam um pouco abaixo, geralmente, considerando taxas de administração. Uma diferença de outros produtos de renda fixa é a rentabilidade diária, já que o DI varia todos os dias. 

Os fundos DI são conservadores?

Frequentemente os investidores associam os fundos DI aos perfis mais conservadores. Mas isso não significa que eles estejam menos sujeitos a perdas. Em março, por exemplo, no auge da crise trazida pelo coronavírus, 32% desses fundos de renda fixa tiveram rentabilidade negativa, segundo dados da plataforma MorningStar.

Assim como todos os investimentos, os fundos DI possuem risco e, em momentos de volatilidade, seu comportamento pode apresentar reviravoltas. Outro aspecto a se levar em consideração são os custos de gestão. 

Mesmo assim, esses fundos geralmente são usados como reserva de emergência, por sua liquidez ser, geralmente, diária. Também não apresentam, na maioria das vezes, prazo de carência, em que o resgate não é possível.