terça, 16 de abril de 2024
Empresas ESG

O que são empresas ESG e por que investir nelas

24 julho 2020 - 16h06Por Redação SpaceMoney

As empresas ESG estão na boca do mercado. Você sabe o que essa sigla significa? Em inglês, significa Environmental, Social and Governance, meio ambiente, social e governança, na tradução. Mas o que isso tem a ver com os seus investimentos?

Antes de tudo, é preciso entender como os critérios de ESG influem no valor de uma empresa. Eles incluem fatores que ajudam a identificar companhias com um modelo de negócios competitivo para o futuro, ou seja, com práticas que vão ao encontro de valores que se tornarão mainstream.

Nesse sentido, empresas ESG têm foco não apenas na sustentabilidade ambiental, mas também preocupações sociais, tanto internamente quanto externamente. Isso significa desde promover um quadro de funcionários racialmente diverso até garantir que seus fornecedores tenham preocupações ecológicas.

Quer saber mais sobre opções de investimento? Fale com um especialista SpaceMoney

Na parte da governança, uma companhia que se pretende ESG deve priorizar e valorizar todas as partes envolvidas na gestão da empresa, de lideranças até acionistas.

Por que investir em empresas ESG?

A maior gestora do mundo, a BlackRock, já instituiu uma série de metas para ter, como foco, investimentos sustentáveis. Dentre as metas para isso, constava a remoção de empresas de energia não-renovável, mas também a inclusão de outras companhias inovadoras no quesito ambiente, social e de governança.

Isso porque, para a direção da BlackRock, não é possível que um negócio seja bem-sucedido a longo prazo sem pilares ESG. Além do horizonte alongado, também é possível ganhar com essas empresas em menor janela de tempo: segundo estudo do Bank of America, dentre 500 empresas, as 100 com melhor pontuação nos critérios tiveram desempenho significativamente melhor do que as outras.

Como investir em empresas ESG?

Há diversas opções de fundos de ações sustentáveis, que selecionam empresas que atendam critérios de desenvolvimento sustentável. A própria B3, a bolsa brasileira, tem um índice que reúne 30 companhias com padrões de governança verificados, o Índice de Sustentabilidade Empresarial.

Lá fora, há ETFs -- como o lançado pela BlackRock, o iShares MSCI ESG Screened, para acompanhar papéis ESG. Ainda no exterior, o Índice Dow Jones de Sustentabilidade afere empresas preocupadas com meio ambiente e questões sociais.