sexta, 26 de abril de 2024
SpaceDica

Neste Dia do Aposentado, confira 5 investimentos que podem ajudar a programar uma boa aposentadoria

Se você não quer depender apenas do INSS e sonha com uma boa aposentadoria, é melhor se programar o quanto antes

24 janeiro 2022 - 13h59Por Redação Spacemoney

Nesta segunda-feira, 24 de janeiro, é Dia do Aposentado e muita gente está na batalha para conseguir comemorar a data. No fim do ano passado, por exemplo, quase dois milhões de brasileiros estavam aguardando a análise do pedido de aposentadorias, pensões e auxílios. Porém, se você não quer depender apenas do INSS e sonha com uma boa aposentadoria, é melhor se programar.

Para muita gente, esse é um tema que só ganha importância na vida quando se chega na idade de se aposentar. Mas, nesse caso, tempo realmente é dinheiro. Quanto antes você começar a pensar como quer viver depois que parar de trabalhar – e o quanto pode investir nesse plano desde já -, melhor.

E, para isso, existem algumas opções para diferentes perfis. A Ouro Preto Investimentos listou algumas. Confira:

Tesouro direto

O tesouro direto é um título público que faz parte de um programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 (BM&FBovespa). Nele, é como se você emprestasse dinheiro para o governo e, depois de um período determinado, o governo devolvesse o valor acrescido de juros.

O tesouro direto conta com título de diversas modalidades. Porém, quando pensamos em um investimento para a aposentadoria o ideal é escolher os de prazo mais longo. Aqueles atrelados ao IPCA podem ser boas opções. Esse título é pós-fixado e o seu rendimento varia de acordo com a soma da taxa de juros prefixada e a variação da inflação durante o período medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 

Escolher esse título é interessante por garantir que seus rendimentos estejam sempre acima da taxa de desvalorização do dinheiro ao longo do tempo, algo muito importante quando se pensa na aposentadoria.

Previdência Privada

Os fundos de previdência privada também representam um tipo de investimento de longo prazo e, diferentemente da previdência pública, possibilita contribuir quando e com o valor que o investidor escolher. 

A ideia é realizar aportes periódicos ao longo da vida para depois resgatar o valor acumulado e os rendimentos. Esse valor pode ser estimado nas contratações. Quem opta por esse plano, deve ficar atento às opções em relação à tributação de Imposto de Renda.

O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é uma forma de previdência privada em que o Imposto de Renda é cobrado sobre todo o valor que estava no fundo no momento do resgate.

A vantagem, neste caso, é que é possível abater as parcelas no IR ao longo do plano, desde que o valor corresponda a até 12% da sua renda anual. Mas isso só vale para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda.

Já no caso do Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), a tributação acontece no rendimento da previdência, isto é, a diferença entre o valor final de resgate e o valor investido. Mas, em contrapartida, não há a possibilidade de deduzir os pagamentos periódicos na declaração do IR.

Dividendos

No Brasil, a legislação prevê que as empresas devem partilhar ao menos 25% do seu lucro líquido com os acionistas. Desse modo, investir em ações de empresas que pagam mais dividendos pode ser uma opção para se preparar para a aposentadoria. Uma das vantagens desta estratégia é que o investimento vai para empresas que pagam dividendos maiores, o que significa que elas são mais robustas.

Além disso, essa é uma estratégia que não sofre tanto com as oscilações nos preços das ações. Isso porque o objetivo não é vender os papéis, mas ficar com eles para receber os dividendos. É pensar em ganhos pequenos, mas constantes. 

Fundos imobiliários

Para investidores mais arrojados, os fundos imobiliários podem ser uma opção de rendimentos interessante a longo prazo. Eles são um tipo de aplicação financeira baseada na venda ou locação de imóveis, sendo ativos físicos ou mesmo papéis relacionados ao setor.

Os fundos remuneram os cotistas através dos aluguéis das construções e outros rendimentos. Os investidores, então, recebem o valor proporcional pelo número de cotas que possuem do fundo.

Neste caso, não é possível fixar uma rentabilidade. Uma saída é analisar o fundo pelo histórico de pagamentos. Apesar do risco maior deste tipo de investimento, não há incidência de IR.

Carteira diversificada de renda fixa

Pensando em título de renda fixa para a aposentadoria, o melhor é avaliar os de médio a longo prazo. Assim, vale a pena estudar as Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio, LCI e LCA, respectivamente. E, principalmente, os CDB’s de longo prazo que têm pouca liquidez, mas rentabilidade melhor.  

Também vale a pena reavaliar as opções do Tesouro Direto para ajudar a diversificar uma carteira de renda fixa, caso essa seja sua opção.