sexta, 19 de abril de 2024
Ibovespa

Na esteira de otimismo externo, Ibovespa opera em alta; dólar volta a subir

17 fevereiro 2020 - 15h04Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava nesta segunda-feira (17) com ganhos. Por volta das 15h00, a alta era de 0,86%, aos 115.364,83 pontos. Já o dólar comercial tinha valorização de 0,55% ante o Real e cotado a R$ 4,325. A semana se inicia com otimismo no exterior: o Banco Central da China diminuiu a taxa de juros para empréstimos, na esperança de estimular a economia, afetada desde o fim de janeiro pelo surto de coronavírus. Os papéis do Carrefour Brasil puxavam a alta no pregão, com ganhos de 4,85%, depois da rede de supermercados anunciar a compra de lojas da concorrente Makro. Na outra ponta, a Cosan caia 4,47%, após divulgação de balanço na última sexta-feira (14). Veja os principais fatores que influenciam o mercado financeiro na sessão de hoje:

Mercados internacionais

Os índices da Ásia fecharam em baixa, enquanto as bolsas europeias abriram em alta. Em Nova York, sem negócios, por conta de feriado nos Estados Unidos. Além das medidas do Banco Central da China, a relativa estabilização dos casos de coronavírus também acalmou os investidores.

Crise do coronavírus

Os dados mais recentes, de ontem (16) à noite, divulgados pela televisão estatal chinesa, apontam mais de 70 mil casos e 1.767 mortes na China, confirmando uma tendência de redução de novos casos.

Boletim Focus

O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (17) nova edição do Boletim Focus, que reúne semanalmente as expectativas do mercado para os principais indicadores econômicos. Para o PIB, as estimativas apresentaram redução, de 2,30% para 2,23%. Para o IPCA, as projeções também caíram levemente: de 3,25% na última semana para 3,22%. A Selic se manteve estável, a 4,25%. Para o dólar, o cenário esperado é que a cotação ante ao real fique em R$4,10.

Balanços

Para esta semana, o calendário de divulgação de balanços do quarto trimestre de 2019 conta com empresas como Vale, Petrobras e Magalu. Leia mais: Confira o calendário de publicação de balanços para a semana do dia 17 de fevereiro