Menu
Busca sexta, 22 de outubro de 2021
Blue3 - Cotações
Blue3 - Cotações Mobile
trabalho

Morre Walter Barelli, ex-ministro do Trabalho e diretor do Dieese

19 julho 2019 - 10h53Por Angelo Pavini

O economista e ex-ministro do Trabalho Walter Barelli morreu ontem em São Paulo, aos 81 anos. Professor da Unicamp e especialista em relações trabalhistas e movimentos sindicais, ele foi diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) de 1966 a 1990. Nessa função, foi um dos principais porta-vozes dos movimentos sindicais, especialmente no período da redemocratização do país. Foi também ministro do trabalho no governo Itamar Franco, de outubro de 1992 a abril de 1994, e secretário de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo de 1995 a 2002, nos governos de Mário Covas e Geraldo Alckmin e deputado federal pelo PSDB de São Paulo de 2003 a 2007.

Enquanto ministro do Trabalho, assinou a lei n.° 8.856, de 1° de março de 1994, que garantiu a jornada de trabalho de 30 horas para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais brasileiros.

Aposentado pela Unicamp, Barelli sofreu uma queda na saída de um restaurante em 10 de abril e bateu a cabeça no corrimão. Internado no Hospital Sírio-Libanês, ficou em coma por três meses.

O velório será hoje à tarde na Cripta da Catedral da Sé, no Centro de São Paulo. Haverá uma missa no local amanhã pela manhã. O enterro ocorrerá amanhã no Cemitério Gethsêmani Anhanguera.

(Foto: Projeto Memória Dieese)

O post Morre Walter Barelli, ex-ministro do Trabalho e diretor do Dieese apareceu primeiro em Arena do Pavini.

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: