quinta, 25 de abril de 2024
Lira

Lira sobe com alta das taxas de juros pelo BC da Turquia para conter inflação

19 novembro 2020 - 18h59Por Investing.com

Por Yasin Ebrahim, da Investing.com – A lira subiu em relação ao dólar na quinta-feira, depois que o banco central da Turquia elevou as taxas de juros e encerrou suas controversas operações no corredor de taxas, levando os analistas a reduzir suas apostas de baixa na moeda turca, após meses de fraqueza.

O par USD/TRY caiu 1,88% para TRY 7.5592, seu nível mais baixo em quase dois meses.

O banco central da Turquia aumentou sua principal taxa referencial de recompra em 475 pontos-base hoje, em linha com as expectativas, e removeu a taxa de recompra de uma semana em favor da taxa de empréstimo overnight como a taxa básica de juros, encerrando suas operações no corredor de taxas.

O movimento para aumentar a transparência da política monetária foi saudado por analistas, que refreavam suas previsões de baixa para a lira.

"Não prevemos mais que o USD/TRY ultrapasse nos próximos meses, em vez disso, prevemos consolidação na faixa de 7,50 durante o primeiro semestre de 2021", disse o Commerzbank.

No entanto, como muitos estão cientes de que o banco central da Turquia é mantido sob controle pelo presidente Erdogan, o júri ainda não decidiu sobre a independência do banco.

"Ainda assim, dadas as observações anteriores do presidente esta semana, os mercados vão querer mais esclarecimentos sobre o quão paciente ele está disposto a ser e se o Banco Central turco terá como meta a inflação total", acrescentou o Commerzbank.

Por enquanto, parece haver consenso entre os participantes do mercado de que, na ausência de choques externos - provavelmente provocando pressão de Erdogan para cortar as taxas novamente - o banco central pode fazer progressos no combate à inflação galopante que tem afetado sua economia.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje