quinta, 25 de abril de 2024
Libra

Libra salta com aproximação de acordo para o Brexit

18 novembro 2020 - 17h24Por Investing.com

Por Yasin Ebrahim, da Investing.com - A libra atingiu uma alta de dois meses e meio em relação ao dólar na quarta-feira (18), na esperança de que um acordo para o Brexit pudesse acontecer.

O par GBP/USD subiu 0,31% para US$ 1,3281.

As esperanças de um acordo para o Brexit aumentaram na quarta-feira, em meio a relatos de que o presidente francês Emmanuel Macron está pronto para ceder às demandas do Reino Unido por total soberania sobre suas águas, o que provavelmente controlará o acesso dos pescadores franceses.

O ministro irlandês Micheál Martin disse na terça-feira que "zonas de desembarque" para um acordo estavam à vista apenas um dia antes da Cúpula da União Europeia, quando o negociador do Brexit da UE, Michel Barnier, deve informar os líderes da UE sobre as conversas após duas semanas de negociações com o Reino Unido.

Um acordo poderia ser realizado na segunda-feira, relatou o Telegraph, e ser aprovado dentro de semanas, provavelmente na próxima Cúpula da UE em 10 de dezembro. O Parlamento Europeu precisaria então carimbar o acordo para garantir que seja firmado antes o final do período de transição em 31 de dezembro.

Assim como as esperanças com o Brexit, a inflação acima do esperado elevou a libra, mas analistas disseram que o indicador deve desacelerar nos próximos meses.

Os preços ao consumidor no Reino Unido aumentaram 0,7% no ano até outubro, após um aumento de 0,5% em setembro, informou o Office for National Statistics. Isso foi acima do crescimento esperado de 0,6%.

"Olhando para o futuro, esperamos que a inflação do Reino Unido caia perto de 0,5% ano-a-ano em novembro e dezembro, refletindo a intensificação da pandemia, embora o fechamento do varejo não essencial e de muitos serviços signifique que os preços de muitos itens terão de ser imputados pelo Escritório de Estatísticas Nacionais", disse o Daiwa Capital Market.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje