sexta, 29 de março de 2024
Valorização da moeda

Libra esterlina se recupera após discurso de Rishi Sunak sobre o orçamento

No discurso otimista, Chanceler disse que economia do Reino Unido não foi atingida pela pandemia de Covid-19 de forma tão dura como se esperava

27 outubro 2021 - 19h07Por Investing.com

Por Sam Boughedda, da Investing.com – A libra esterlina deu um salto em relação ao dólar hoje mais cedo, após o discurso do Chanceler do Reino Unido, Rishi Sunak, sobre o orçamento.

No discurso otimista, Sunak disse que a economia do Reino Unido não foi atingida pela pandemia de Covid-19 de forma tão dura como se esperava, ao mesmo tempo em que usou as previsões econômicas positivas para anunciar cortes de impostos e aumento de gastos públicos. 

Além disso, ele também prometeu iniciativas de bilhões de libras para ajudar o Primeiro-Ministro Boris Johnson a cumprir os seus compromissos com os eleitores de um "nivelamento para cima".

"O emprego está em alta. O investimento está crescendo", disse Sunak aos deputados. 

"As finanças públicas estão se estabilizando e os salários estão subindo", acrescentou.

Num outro aspecto positivo para a economia do Reino Unido, Sunak afirmou que o Departamento de Responsabilidade Orçamental (OBR) acredita que a economia irá retornar aos níveis pré-Covid na virada do ano, cerca de seis meses antes do previsto. 

Depois de uma queda recente na libra devida às preocupações comerciais do Brexit decorrentes do protocolo da Irlanda do Norte, a moeda teve um pequeno salto em relação ao dólar após o discurso.

Mais cedo no pregão, a libra atingiu uma mínima de 1,3710, colocando-a firmemente no vermelho no dia. Entretanto, ela se recuperou após o discurso e agora se encontra acima da marca de 1,3750, sustentada pelos comentários de Sunak, as expectativas de aumento de taxa de juros por parte do Banco da Inglaterra e um dólar mais fraco, embora ainda em queda de 0,06%.