sábado, 20 de abril de 2024
Itau

Itaú lança serviço de pagamentos e conta via celular por QR Code, sem cartão ou maquininha

14 maio 2019 - 09h45Por Angelo Pavini
O Itaú Unibanco anunciou hoje o lançamento do “iti”, uma plataforma que permite pagamentos em estabelecimentos comerciais ou entre usuários de maneira instantânea, 24 horas por dia, por meio de celulares e QR Codes. A plataforma, que dispensa o uso de maquininha e cartão físico, também garante aos lojistas, autônomos e empreendedores o recebimento de suas vendas na mesma hora. O novo serviço deverá acirrar um pouco mais a guerra entre as empresas de maquinhas de cartões. Países como a China já estão deixando de usar cartões e adotam apenas o pagamento via celular. “Estamos transformando o nosso modelo de negócio”, afirma Márcio Schettini, diretor-geral de Varejo do Itaú Unibanco,, acrescentando que ter o iti será a maneira mais fácil e barata para um indivíduo, seja ele bancarizado ou não, receber e transferir seus recursos. “Queremos ser protagonistas nessa construção de uma sociedade mais tecnológica, empreendedora e inclusiva”, afirma.

O seu dinheiro está no banco sem render absolutamente nada? Abra uma conta na Órama e comece a investir!

Por ser uma plataforma 100% digital, sem necessidade de tangíveis e desvinculada do atendimento em agências, o iti permite uma redução significativa das taxas cobradas pelas transações dos lojistas e promete um novo patamar de preços no concorrido mercado de recebimentos e contas digitais, informa o banco. Outro diferencial da plataforma é que ela será aberta. “Nossos clientes terão absoluta liberdade para entrar, sair e escolher com quais instituições querem se relacionar”, afirma Lívia Chanes, diretora e uma das idealizadoras do iti. “Em nosso aplicativo, pagadores podem cadastrar cartões de crédito de qualquer instituição financeira ou creditar valores para qualquer conta bancária”, diz. Não é preciso ter cartão ou conta corrente Itaú para usar o iti. Ele está aberto para todos os brasileiros, explica Livia. O iti foi concebido para ser uma plataforma digital simples de serviços financeiros ancorada numa conta digital. Em breve, contará com produtos e soluções de crédito, investimentos, seguros, cartão de crédito e outros serviços. O serviço também fará parcerias para oferecer benefícios aos clientes em todo o Brasil.

Aplicativo e cadastro

Em poucos minutos o usuário pode ter acesso à plataforma, explica o Itaú. Primeiro, é preciso baixar o aplicativo gratuitamente e depois fazer o cadastro com alguns dados básicos, sem necessidade de comprovação de renda. Em seguida, é preciso adicionar dinheiro à conta iti por meio de uma transferência ou pagando, onde quiser, um boleto gerado sem custo no próprio aplicativo. Após essa etapa, basta apontar a câmera do celular para o QR Code® para realizar pagamentos ou transferências gratuitas selecionando um contato na agenda. Também é possível cadastrar na plataforma cartões de crédito de qualquer instituição para pagar ou transferir. O iti carregado funciona como uma carteira e dispensa também o uso de maquininha para fazer negócios. Os recebimentos dos lojistas também podem ser transferidos para qualquer instituição financeira ou permanecer no iti, já que com a plataforma não é necessário ter conta em banco. O iti estará disponível para smartphones iOS e Android já no terceiro trimestre de 2019 e promete evoluir constantemente de acordo com o retorno dos usuários, segundo o Itaú. O post Itaú lança serviço de pagamentos e conta via celular por QR Code, sem cartão ou maquininha apareceu primeiro em Arena do Pavini.