O índice de brasileiros da classe C que investem no futuro é de 9% e daqueles que conseguem pensar em aposentadoria é hoje de apenas 2%. Esses são dados da pesquisa “Não Somos Todos Iguais”, elaborada pela Consumoteca e encomendada pela 99Pay, carteira digital da 99.
O levantamento mostra ainda que 60% da classe C retrocedeu sua renda nos últimos três anos, e mais da metade das famílias entrevistadas (55%) vive com uma média de até R$ 3 mil por mês, valor insuficiente para pagar as contas do mês e investir em uma reserva.
Outro fator que atrapalha os planos de aposentadoria são as dívidas: 45% das pessoas da classe C têm o desafio de viver com o dinheiro contato para os gastos do mês, além de pagar parcelamentos de compras realizadas anteriormente.
O objetivo do estudo – realizado com 1.200 pessoas de todas as regiões do Brasil, abordando seu relacionamento com finanças – faz parte da iniciativa da 99Pay de identificar as reais necessidades dos usuários e, assim, seguir desenvolvendo soluções que colaborem com a organização financeira da população.
“Nossa missão com a 99Pay é ser uma aliada dos nossos usuários. Em 2020, nós lançamos a carteira para promover mais economia, segurança e acesso em um cenário adverso resultante da pandemia. Hoje, nossa intenção é ir além e colaborar com educação financeira desse público, principalmente das pessoas que vivem com seus gastos no limite”, declara Clarissa Brasil, Head de Marketing e Insights para a 99Pay.