A inteligência artificial já se tornou há muito tempo uma ferramenta para criar qualquer tipo de conteúdo textual. Se antes esses materiais eram amplamente utilizados em mecanismos de busca ou blogs, agora a situação se tornou muito mais complexa. A partir de agora, os sistemas de pesquisa exigem exclusividade, ou seja, o texto não deve ser apenas diferente dos outros, mas também não deve corresponder às características do conteúdo gerado pela IA.
Para reconhecer vestígios de inteligência artificial em conteúdo textual, foram criados programas especiais. Eles utilizam tecnologias modernas para identificar no texto construções semânticas repetitivas, frases sem sentido e pesquisas superficiais, realizadas sem um entendimento profundo do tema em questão. Esses sistemas têm um algoritmo de funcionamento específico, sobre o qual falaremos em nossa análise.
Compreensão do princípio de funcionamento da identificação
Atualmente, os detectores de identificação de IA são amplamente utilizados. Esses programas analisam tudo: desde a estrutura das frases até a frequência de escolha das palavras. Eles procuram sinais que as pessoas geralmente evitam, mas que os modelos de IA adoram, tais como:
- gramática impecável;
- frases repetidas;
- estruturas de frases suspeitamente equilibradas.
Cada identificador de IA é baseado em duas tecnologias: aprendizado automático e processadores de linguagem natural. Ambas as soluções permitem identificar padrões linguísticos previsíveis, sintaxe e níveis de complexidade. Se o programa detectar um grande número de padrões, provavelmente irá supor que o texto foi criado com IA.
O objetivo de todos esses detectores é estabelecer diferenças entre a forma como as pessoas escrevem e como o texto é construído pelos modelos de IA. Normalmente, os serviços procuram o seguinte:
- indicadores de perplexidade. Eles medem a previsibilidade do texto. O texto humano é imprevisível, enquanto a IA escolhe a palavra provavelmente estilisticamente correta;
- análise de ruptura. O indicador estuda a variabilidade do comprimento das frases. O ser humano cria um texto com um ritmo natural, enquanto a IA produz conteúdo com comprimento e estrutura de frases constantes;
- padrões semânticos. Eles mostram como as ideias fluem de uma para outra. As pessoas fazem grandes saltos, enquanto a IA é mais fiel a uma transmissão linear;
- distribuição do vocabulário. O indicador analisa a frequência de escolha das palavras. As pessoas têm palavras e frases que usam com frequência nos textos. Os modelos de IA preferem usar palavras baseadas nos dados de aprendizagem.
Os sistemas ajudarão a confirmar a autenticidade das afirmações do autor, destacar fatos não confirmados e sugerir alterações que enfatizarão a expertise do conteúdo textual.
Smodin vs. outras ferramentas
Smodin é um dos detectores mais populares para identificar IA em textos. O serviço se diferencia de outras ferramentas por algumas características específicas. Entre elas estão:
Precisão impressionante. O nível de precisão do sistema é de 99%. Isso significa que o programa tem certeza de que o texto carregado foi escrito por um humano.
- isso pode ser verificado na prática;
- suporte a idiomas. O serviço pode verificar textos escritos em mais de 100 idiomas. Assim, os usuários podem identificar IA de qualquer país e para qualquer falante nativo;
- feedback instantâneo. Os resultados são exibidos instantaneamente para qualquer texto;
- adaptação a qualquer dispositivo. É possível verificar a presença de IA em textos em muitos dispositivos – computador, laptop, tablet ou smartphone.
Assim, o Smodin é um complexo que permite não apenas verificar a IA, mas também a exclusividade, além de refrasear textos e realizar outras operações para melhorar os materiais.
Casos em que o uso do identificador é necessário
O identificador de IA é um sistema praticamente indispensável atualmente. Atualmente, a Internet está repleta de textos escritos por IA, portanto, eles podem coincidir totalmente com outros materiais. É por isso que se utilizam programas para verificar a presença de IA nos textos.
Normalmente, esses programas são amplamente utilizados por os seguintes grupos de pessoas:
- estudantes e professores. Eles precisam trabalhar com textos que devem ser únicos e não conter IA;
- jornalistas, redatores, escritores. Os materiais preparados por eles devem ser sempre únicos e livres de vestígios de IA;
- cientistas. Os pesquisadores buscam publicar suas pesquisas na internet. Esses textos também devem ser únicos e sem sinais de IA;
- empresários. Eles precisam verificar os documentos quanto à presença de IA antes de publicar os arquivos na internet.
Assim, atualmente, identificadores são usados ativamente para detectar vestígios de inteligência artificial em textos. Com a ajuda de detectores, cada autor pode identificar sinais de plágio e corrigi-los rapidamente para que o texto tenha boa qualidade e suba nos resultados de pesquisa.
Lista de verificação para revisão de textos
Os identificadores de IA utilizam várias listas de verificação importantes durante a revisão. Entre elas, destacam-se:
- verificação ortográfica. Teste de textos para erros e erros de digitação;
- pontuação. Verificação do uso correto de sinais de pontuação;
- gramática. Verificação da conformidade com as regras gramaticais da língua;
- estilo. Verificação da conformidade com o estilo adotado nesse tipo de texto;
- precisão factual. Verificação da conformidade dos fatos e dados presentes no texto.
Além disso, os sistemas analisam a estrutura das frases quanto à clareza, lógica e ausência de construções complexas.