Menu
Busca domingo, 17 de outubro de 2021
Blue3 - Cotações
Blue3 - Cotações Mobile
ibovespa

Ibovespa tem dia de baixa e chegou a operar abaixo dos 116 mil pontos; dólar avança

09 janeiro 2020 - 12h56Por Redação SpaceMoney
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em queda no início da tarde desta quinta-feira (09), com recuo de 0,23%, aos 115.976,98 pontos, atualizado às 12h45. O discurso de ontem (08) do presidente americano Donald Trump animou os mercados pelo mundo, mas a bolsa brasileira se manteve em baixa.

Dólar

Já o dólar comercial operava com valorização de 0,75% às 12h45. Sua cotação estava em R$ 3,99.   Veja os principais fatores que estão influenciando os marcadores na sessão de hoje:

Mercados internacionais

As bolsas asiáticas fecharam em alta após o pronunciamento do presidente americano, Donald Trump, com tom de apaziguar as tensões contra o Irã. Na mesma direção, as bolsas europeias operam com ganhos, refletindo a redução dos temores de um conflito no Oriente Médio. 

Guerra comercial

Com o possível fim dos ataques mútuos entre EUA e Irã, o mundo se volta para a resolução do conflito entre os Estados Unidos e China. A delegação chinesa tem uma viagem marcada para o país no dia 15 de janeiro para a assinatura da chamada “fase 1” dos acordos. Em um segundo momento, Trump visitaria a China para assinar a segunda fase dos acordos.

Novo controle de preços?

O ministério de Minas e Energias anunciou que pretende criar uma espécie de fundo para conter a volatilidade no preço dos combustíveis. O ministro Bento Albuquerque pretende unir o excedente da produção de petróleo com os royalties da exploração petrolífera, já que um novo imposto foi descartado pelo governo.

Produção industrial

Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial brasileira teve queda de 1,2% de outubro para novembro de 2019. Esse recuo interrompe uma série de três altas seguidas do índice, que havia acumulado 2,2% de alta de agosto a outubro do mesmo ano.

Destaques

Mafrig

As ações da Mafrig operavam com importante valorização na manhã de hoje, com ganhos acima dos 4%, após o anúncio de um possível lançamento de sua linha de "carne de porco" vegana.

Braskem

A petroquímica, que teve uma valorização de 15% no ano, também operava com ganhos na manhã de hoje, também acima dos 4%, após a agência de classificação de risco Moody's afirmar que a empresa pode arcar com os custos de sua produção e realocação de famílias e desativação de poços.
Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: