sexta, 29 de março de 2024
Ibovespa

Ibovespa recua 0,5%; dólar cai quase 1% e vai a R$ 5,53

09 outubro 2020 - 11h49Por Redação SpaceMoney

Ibovespa

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em leve alta durante o pregão desta sexta-feira (09).

Por volta das 11h30, as perdas eram de 0,55%, aos 97.380 pontos.

O dólar, por sua vez, tinha queda relevante. A moeda norte-americana tinha desvalorização de 0,93%, cotada a R$ 5,536.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

  • Nikkei 225 (Jap): 0,12% ↓
  • Shangai Composite (Chi): 1,68% ↑

Europa

EUA

Nos EUA

As atenções continuam na negociação de um novo pacote de estímulos nos Estados Unidos. O presidente Donald Trump afirmou que as conversas com os democratas se tornaram produtivas. No entanto, a líder da Câmara, Nancy Pelosi, afirmou que trabalha por um grande acordo, e não ações individuais. Ela conversou com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin no dia de ontem.

Dados econômicos

Na Ásia, o otimismo vem dos novos dados sobre os serviços na China. Em setembro, o índice de gerentes de compras (PMI) subiu para 54,8 em setembro, contra 54 em agosto. Com maior demanda doméstica, esse foi o quinto mês consecutivo de crescente do indicador.

IPCA

A inflação oficial em setembro teve a maior alta para o mês desde 2003. Isso é o que foi divulgado pelo IBGE mais cedo hoje: o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 0,64% no período, contra crescimento de 0,24% em agosto.

Em Brasília

Em evento ontem, Paulo Guedes e Rodrigo Maia reforçaram a amizade que retomaram no começo da semana. O ministro da Economia e o presidente da Câmara dos Deputados afirmaram que têm agenda convergente e firmaram as reformas como prioridade. Além disso, falaram sobre a necessidade de corte de gastos, o que pode trazer alívio ao investidor preocupado com a situação fiscal.

Veja como os índices brasileiros estão operando hoje