sábado, 20 de abril de 2024
Ibovespa

Ibovespa opera em queda com fala de Paulo Guedes sobre taxação de dividendos; dólar atingiu máxima intradiária

26 novembro 2019 - 11h23Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, iniciou a sessão desta terça-feira (26) em queda de 0,59%, com 107.728,12 pontos, às 10h15. A baixa pode ser explicada, no cenário externo, pelas incertezas quanto aos acordos de EUA e China e, no plano interno, na possível taxação de dividendos, proposta pela nova reforma tributária, segundo afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes, em entrevista à Folha de S. Paulo.

Dólar

Após fechar ontem (25) com sua nova máxima histórica de R$ 4,21, o dólar comercial atingiu o recorde da máxima intradiária hoje às 9h13, cotado a R$ 4,25. O valor se manteve até a atualização desta matéria, às 10h15. As performances dos marcadores podem ser explicadas pelos acontecimentos do dia:

Cenário externo

Guerra comercial

Os índices dos EUA, Europa e Ásia amanheceram em queda nesta manhã, sem direção definida. As conversas por telefone entre os representantes comerciais de Estados Unidos e China não animaram os mercados pelo mundo. Não ficou claro se a “fase 1” dos acordos serão firmados até 15 de dezembro, quando passarão a vigorar novas tarifas sobre produtos chineses.

Cenário interno

Novo partido

Está para ser julgado hoje (26) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a permissão para a coleta de assinaturas digitais para a formação do novo partido de Jair Bolsonaro. Mesmo com a autorização, problemas de custo e logística devem atrasar a criação formal do Aliança pelo Brasil, o que impediria a legenda de concorrer às eleições de 2020 para prefeito.

Juros baixos

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou ontem (25), em entrevista em Washington, que o Brasil deverá se acostumar com um juros mais baixo e um câmbio mais alto daqui para frente.