quinta, 28 de março de 2024
Ibovespa

Ibovespa opera em alta de 0,8%; dólar recua, cotado R$ 5,34

17 novembro 2020 - 17h01Por Redação SpaceMoney

Ibovespa

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em alta durante o pregão desta terça-feira (17).

Por volta das 17h00, os ganhos eram de 0,87%, aos 107.353 pontos.

O dólar operava em baixa. A moeda norte-americana tinha desvalorização de 1,77%, cotada a R$ 5,34.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

  • Nikkei 225 (Jap): 0,42% ↑
  • Shangai Composite (Chi): 0,21% ↓

Europa (encerrados)

Estados Unidos

Na Europa

As perspectivas econômicas para União Europeia (UE) chamam a atenção do mercado nesta terça-feira (17). Na última segunda-feira (16), foi vetado por Hungria e Polônia um bloco da legislação que trata do orçamento da UE entre 2021 e 2027 e da verba para o fundo de recuperação dos países. Além disso, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, deve conversar com os jornalistas ainda hoje, durante partição em um fórum econômico.

Nos EUA

Na manhã desta terça-feira (17) serão divulgados os dados sobre o varejo e a produção industrial norte-americana no mês de outubro. Os investidores aguardam também declarações do presidente do Federal Reserve (Fed), o banco central americano. Os EUA voltaram a sofrer com o avanço da pandemia de covid-19 e Jerome Powell, que participa de um evento à tarde, possivelmente conversará com os jornalistas sobre a agenda econômica.

Em Brasília

Contrariando mais uma vez as expectativas dos investidores, as discussões sobre as reformas econômicas não devem voltar à pauta do Congresso antes do final deste mês. Segundo informações do Estadão, o adiamento tem o objetivo de evitar prejuízos causados por "medidas impopulares" aos candidatos apoiados pelo governo. Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmera, admitiu que a votação das reformas ocorrerá apenas após o final do segundo turno das eleições municipais, em 29 de novembro.

Veja como os índices brasileiros operam hoje