sexta, 29 de março de 2024
Ibovespa

Ibovespa opera com ganhos em dia marcado pela volatilidade; dólar sobe, a R$ 5,56

20 agosto 2020 - 16h02Por Redação SpaceMoney

Ibovespa

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em alta durante o pregão desta quinta-feira (20). Após cair forte para 99.131 pontos logo depois da abertura, o Ibov passou a alternar entre perdas e ganhos pela tarde.

Assim, por volta das 16h00, o índice avançava de 0,28%, aos 101.134 pontos.

O dólar também tinha alta. A moeda norte-americana registrava valorização de 0,62%, cotada a R$ 5,564.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

  • Nikkei 225 (Jap): 1% ↓
  • Shangai Composite (Chi): 1,30% ↓

Europa (encerrados)

EUA

  • Dow Jones: 0,15% ↑
  • S&P 500: 0,31% ↑
  • CAC 40 (Fra): 0,99% ↑

Confira como os índices brasileiros estão operando hoje

Contas públicas

A sustentabilidade fiscal volta a preocupar os investidores brasileiros. Isso porque o Senado derrubou o veto presidencial ao aumento de despesas com reajustes de servidores públicos. O veto, que ainda será votado hoje pela Câmara, era contrapartida à ajuda aos estados em meio a pandemia do novo coronavírus. O ministro da Economia, Paulo Guedes, reagiu dizendo que a derrubada é um "péssimo sinal".

Ata do Fed

Ontem, as bolsas caíram após a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve, o banco central norte-americano. O documento mostrou menos otimismo sobre a economia, e os diretores do Fed ainda enxergam horizonte nebuloso, dependendo da evolução do covid-19.

EUA x China

Washington suspendeu o tratado de extradição e isenção de alguns impostos de importação com Hong Kong. O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, as medidas são em retaliação ao cerco chinês à ilha.