sexta, 26 de abril de 2024
Ibovespa futuro

Ibovespa futuro começa o dia em queda com cena externa negativa

17 setembro 2020 - 09h32Por Investing.com

Por Gabriel Codas - Investing.com - Seguindo a tendência das bolsas internacionais, o índice futuro do Ibovespa inicia a sessão desta quinta-feira com queda de 0,74% aos 98.965 pontos às 09h19, com o dólar somando 0,64% a R$ 5,2712.

Os mercados do dia seguem um sentimento fortemente negativo, especialmente nas bolsas de Hong Kong, Austrália e Japão. Na Europa, o ceticismo toma conta dos preços dos ativos e puxam para baixo as ações industriais, de serviços e de tecnologia nos maiores centros financeiros da região. Os futuros dos três índices-referência nos Estados Unidos recuam perto de 1%, refletindo fielmente a sensação de que a decisão de juros do Federal Reserve de ontem

Além disso, os investidores estão de olho na decisão de juros do Banco da Inglaterra, no ressurgimento dos temores em relação ao Brexit, na Covid-19, e, no Brasil, em inumeráveis questões políticas e fiscais.

Por aqui, as indecisões do presidente Jair Bolsonaro quanto aos programas sociais e o que a imprensa chama de isolamento do ministro da Economia Paulo Guedes dominam as manchetes dos jornais.

- Cenário Interno

IPC-S

O IPC-S de 15 de setembro de 2020 subiu 0,58%, ficando 0,10 ponto percentual (p.p.) acima da taxa divulgada na última apuração. Seis das sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação.

A maior valorização ficou para a cidade de São Paulo, com avanço de 0,80%, seguida de Brasília (0,71%), Recife (0,62%) e Belo Horizonte (0,53%). Na ponta oposta, Salvador teve ala de 0,05%, Rio de Janeiro de 0,44% e Porto Alegre de 0,49%.

Selic

O Banco Central manteve nesta quarta-feira a Selic em sua mínima histórica de 2% ao ano após nove cortes consecutivos, conforme esperado pelo mercado, e, num comunicado sem grandes novidades quanto à política monetária, reconheceu que a inflação deve acelerar no curto prazo.

“Contribuem para esse movimento a alta temporária nos preços dos alimentos e a normalização parcial do preço de alguns serviços em um contexto de recuperação dos índices de mobilidade e do nível de atividade”, disse o BC.

Ao falar sobre seu balanço de riscos para a inflação, o Comitê de Política Monetária (Copom) introduziu uma nova mensagem ao ponderar, quanto à possibilidade da derrocada da economia produzir inflação abaixo do esperado, que a ociosidade está notadamente concentrada no setor de serviços.

Auxílio Emergencial

O governo federal publicou nesta quarta-feira decreto que confirma a prorrogação do auxílio emergencial até o final deste ano, com novo valor de 300 reais por mês, conforme edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Inicialmente, o benefício pago era de 600 reais mensais. A prorrogação, que foi feita por medida provisória, prevê repasses adicionais de quatro parcelas com o valor mais baixo. O decreto disciplina esse auxílio residual.

A norma prevê uma série de condições para que uma pessoa seja elegível para receber o benefício, como não poder acumular o auxílio residual com qualquer outra ajuda emergencial federal, exceto Bolsa Família, ou ter conseguido emprego formal após receber a ajuda.

Covid-19

O Brasil registrou nesta quarta-feira 987 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no país a 134.106, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Também foram notificados 36.820 novos casos da doença provocada pelo novo coronavírus, com o total de infecções confirmadas no país atingindo 4.419.083.

O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de óbitos por Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, e aparece em terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.

Apesar de os dado oficiais apontarem uma redução nas últimas semanas, o número de mortes semanais pela Covid-19 no Brasil ainda está entre os maiores do mundo, com média de 715 óbitos por dia na última semana epidemiológica.

- Cenário Externo

Inglaterra

O banco central britânico disse nesta quinta-feira que decidiu manter sua taxa básica de juros em 0,1% e deixou inalterado o tamanho de seu programa de compra de títulos em 745 bilhões de libras (966 bilhões de dólares).

As nove autoridades de política monetária do banco central votaram por 9 a 0 pela manutenção dos juros e também por 9 a 0 a favor de não fazer nenhuma mudança em seu programa de compra de títulos.

Economistas consultados pela Reuters esperavam manutenção pelo Banco da Inglaterra em sua reunião de política monetária de setembro. Muitos deles dizem que o banco central deve aumentar o tamanho de seu programa de compra de títulos em novembro.

Banco Mundial

A recuperação econômica global diante da crise provocada pela pandemia de coronavírus pode levar até cinco anos, disse a economista-chefe do Banco Mundial, Carmen Reinhart, nesta quinta-feira.

“Provavelmente haverá uma recuperação rápida quando todas as medidas de restrição relacionadas aos bloqueios forem suspensas, mas uma recuperação completa levará até cinco anos”, disse Reinhart em participação remota numa conferência realizada em Madri.

Reinhart disse que a recessão causada pela pandemia durará mais em alguns países do que em outros e agravará as desigualdades, pois os mais pobres serão mais duramente atingidos pela crise nos países ricos e os países mais pobres serão mais duramente atingidos do que os países mais ricos.

Japão

O banco central do Japão vai monitorar não apenas as tendências de inflação mas também o crescimento do emprego ao guiar a política monetária, disse seu presidente, Haruhiko Kuroda, sinalizando a prontidão do Bando do Japão para aumentar o estímulo se as perdas de emprego devido à crise do coronavírus aumentarem o risco de deflação.

Com o impacto imediato da pandemia diminuindo, o banco central manteve a política monetária nesta quinta-feira e melhorou sua visão sobre a economia para dizer que ela está começando a acelerar.

Mas Kuroda afirmou que o Banco do Japão vai trabalhar de perto com o governo do novo primeiro-ministro, Yoshihide Suga, para proteger a economia da pandemia, inclusive afrouxando mais a política monetária.

Zona do euro

Os preços ao consumidor na zona do euro caíram em agosto, confirmou nesta quinta-feira a agência de estatísticas da UE, e o núcleo da inflação que exclui elementos voláteis desacelerou com força também.

Os preços nos 19 países que usam o euro caíram 0,4% em agosto sobre o ano anterior e recuaram 0,2% na comparação anual, disse a Eurostat, em linha com sua estimativa anterior e com as expectativas do mercado.

Os preços da energia caíram 7,8% na base anual em agosto e tiveram o maior impacto sobre o índice de preços ao consumidor.

Sem os voláteis preços de alimentos e energia, ou o que o Banco Central Europeu chama de núcleo da inflação, os preços caíram 0,5% no mês e subiram 0,6% na comparação anual, como esperado por economistas consultados pela Reuters. Isso representa desaceleração sobre a alta anual de 1,3% em julho.

BOLSAS INTERNACIONAIS

Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,67%, a 23.319 pontos. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,56%, a 24.340 pontos. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,41%, a 3.270 pontos. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,53%, a 4.632 pontos.

Na Europa, os principais índices acionários têm um dia de perdas. Em Frankfurt, o DAX tem queda de 0,68% aos 13.164 pontos, com o FTSE, de Londres, recuando 0,40% aos 6.054 pontos. Já em Paris, o CAC desvaloriza 0,77% aos 5.035 pontos.

Em Nova York, o S&P 500 Futuros era negociado em queda de 44 pontos, ou 1,3%, o contrato do Dow Futuros caía 257 pontos, ou 0,9%, enquanto o Nasdaq 100 Futuros caía 219 pontos, ou 2%.

COMMODITIES

Os futuros do minério de ferro recuaram pela terceira sessão nesta quinta-feira, por crescentes perspectivas de aumento na oferta do material usado na fabricação do aço e por sinais de que a demanda por aço na China não tem sido tão forte quanto se esperava.

O minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian encerrou em queda de 2,7%, a 790 iuanes (116,67 dólares) por tonelada, o fechamento mais fraco desde 31 de julho.

Na bolsa de Cingapura, o minério de ferro chegou a cair 2,5%, para 116,65 dólares, o menor nível desde 31 de agosto.

O vergalhão de aço para construção na bolsa de Xangai caiu 0,3%.

MERCADO CORPORATIVO

- Copel (SA:CPLE6)

A estatal paranaense de energia Copel informou que seu conselho de administração autorizou a publicação de edital do leilão de desinvestimento de sua unidade de telecomunicações, agendado para 9 de novembro.

A Copel Telecomunicações terá preço mínimo de venda de 1,4 bilhão de reais para o "equity value", disse a empresa em comunicado na noite de quarta-feira, no qual informou que o edital deverá ser publicado em seu site em 21 de setembro.

Interessados terão até 5 de novembro para entrega de documentos de representação, declarações e garantia de proposta, acrescentou a empresa no comunicado.

A venda da Copel Telecom faz parte de plano da Copel de focar investimentos em seus principais negócios no setor de energia, deixando ativos considerados não essenciais.

- Gás Natural

Diante dos recentes movimentos de abertura do gás natural à competição e à entrada de novos fornecedores da molécula, distribuidoras de cinco Estados do Nordeste lançarão na quinta-feira, 16, chamadas públicas para contratar 2,406 milhões metros cúbicos por dia (m3/d) de gás de novos supridores. Fazem parte da iniciativa as concessionárias Copergás (PE), Algás (AL), Cegás (CE), Potigás (RN) e Sergás (SE), que esperam obter preços mais vantajosos em relação ao que é praticado atualmente pela Petrobras (SA:PETR4).

Essa não é a primeira vez que as distribuidoras nordestinas se reúnem para contratar a molécula de gás de forma conjunta. Em 2019, as concessionárias já haviam organizado uma chamada pública, mas o processo não conseguiu cumprir o objetivo de atrair novos supridores de gás para a região em razão das incertezas relacionadas às mudanças na legislação do setor.

"Agora, vivemos um momento diferente e esperamos que isso se concretize nas ofertas que forem colocadas pelos proponentes", disse o presidente da Copergás, Fabrício Bomtempo, em referência à aprovação do projeto de lei (PL) nº 6407/2013 na Câmara dos Deputados recentemente. Segundo o executivo, a expectativa é que, com a liberação do acesso à infraestrutura de transporte por terceiros, mais competidores apareçam na chamada pública, reduzindo o preço pago atualmente.

- Vale (SA:VALE3)

Nenhum dos 42 projetos para reparação dos danos causados pelo rompimento de uma barragem de rejeitos em Mariana (MG) em 2015 está dentro do cronograma, indicou o relatório de um especialista da Organização das Nações Unidas (ONU), publicado pouco antes de a mineradora BHP descobrir se será processada na Inglaterra por causa do desastre.

O relator especial da ONU Baskut Tuncak, um especialista independente encarregado de investigar como os direitos humanos são afetados por substâncias perigosas, afirmou que as mineradoras não conseguiram fornecer reparações eficazes desde que o pior desastre ambiental da história do Brasil prejudicou as vidas de mais de 3 milhões de pessoas.

“Hoje, nenhum dos 42 projetos está no andamento correto”, disse o especialista em um relatório publicado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU nesta quarta-feira.

AGENDA DE AUTORIDADES

- Jair Bolsonaro

O presidente da República viaja nesta quinta-feira para a cidade de Coremas (PB), onde participa da inauguração da Usina Fotovoltaica Coremas III e Ato de divulgação do Programa de Eficiência Energética. Na parte da tarde, retorna para Brasília, não tendo mais compromissos no restante do dia.

- Paulo Guedes

- Videoconferência com o secretário especial da Receita Federal, Jose Tostes;

- Videoconferência com o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco;

- Talk show transmitido ao vivo pela internet com a participação do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, e moderação do jornalista Fernando Rodrigues - Poder 360;

- Reunião com o diretor do Fundo Monetário Internacional, Afonso Bevilacqua.

(Com contribuição de Reuters)