quinta, 25 de abril de 2024
finançaspessoais

Ibovespa fecha dia em queda e dólar atinge a cotação recorde de R$ 4,358

18 fevereiro 2020 - 18h35Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou esta terça-feira (18) com queda de 0,29%, aos 114.977,29 pontos. Já o dólar comercial bateu nova máxima histórica, com valorização de 0,66% ante o Real e cotado a R$ 4,358 no fechamento, seguindo a aversão ao risco nos mercados internacionais. Ambos os indicadores refletiram as tensões do cenário externo. O temor a respeito das consequências econômicas do coronavírus retornou após a Apple anunciar que não cumprirá a receita prevista para o primeiro trimestre de 2020. A empresa deve ficar abaixo da meta devido ao fechamento de plantas de fornecedores chineses, causado pela epidemia.   Veja os principais fatores que influenciaram o mercado financeiro na sessão de hoje:

Mercados internacionais

Os índices da Ásia fecharam em baixa, enquanto as bolsas europeias também fecharam em queda. Em Nova York o Dow Jones também caía, assim como o índice S&P 500. A Nasdaq operava com ganhos. A lista de produtos norte-americanos que possivelmente não serão taxados pela China também afeta os mercados hoje. Divulgada ontem, a tabela incluí carne, petróleo e equipamentos médicos, necessários em meio à crise do coronavírus.

Coronavírus

Apesar dos números indicarem que a doença está em declínio, os mercados ainda estão voláteis pela incerteza acerca da extensão dos estragos econômicos da epidemia de coronavírus. Pelos dados mais recentes, o surto de COVID-19 já tem mais de 70 mil infectados e matou 1.770 pessoas na China.

Banco Central e reforma administrativa

O BC está avaliando novas liberações de crédito compulsório, segundo estudo especial divulgado ontem. O material também aventa a possibilidade de mudança na legislação para permitir que um imóvel seja posto como garantia em mais de um financiamento. A expectativa é que hoje o presidente Jair Bolsonaro finalize o texto da reforma administrativa, que muda regras do funcionalismo público, com sua equipe econômica. O presidente quer enviar o texto para o Congresso ainda esta semana.

Balanços

E a temporada de resultados do 4º trimestre de 2019 continua hoje, com a divulgação de resultados da Iguatemi, Ecorodovias, IRB Brasil e Engie após o pregão. Leia mais: Veja o calendário de divulgação de balanços para a semana do dia 17.