quinta, 28 de março de 2024
Ibovespa

Com pessimismo global, Ibovespa tem queda de 1,29%; dólar vai a R$ 5,25

16 abril 2020 - 17h25Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, fechou o pregão desta quinta-feira (16) em queda. As perdas foram de 1,29%, aos 77.811,85 pontos. O índice seguiu o pessimismo internacional com os dados que mostram a deterioração da economia dos EUA. No fim do dia, no cenário interno, a principal notícia foi a demissão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O substituto será o médico Nelson Teich. O dólar comercial encerrou a sessão de negociações em alta. A moeda norte-americana teve valorização de 0,27%, cotada a R$ 5,256. Ontem, o índice fechou no vermelho, interrompendo a sequência positiva da semana, com ganhos nas últimas segunda e terça-feira. Veja os principais fatores que influenciaram o mercado financeiro na sessão de hoje:

Mercados internacionais

No Japão, o Nikkei 225 fechou com queda de 1,33%, enquanto o Shangai Composite subiu 0,31%. Na Europa, DAX 30 subia 0,21%, enquanto FTSE 100 tinha alta de 0,55%. CAC 40 desvalorizava 0,082%. Nos Estados Unidos, Dow Jones cedia 0,37%, S&P 500 tinha leve alta de 0,091% e Nasdaq subia 0,92%.

Coronavírus

No mundo, são mais de 2 milhões de casos, além de 136 mil mortes. No Brasil, são 28 mil infectados e mais de 1700 óbitos. Enquanto isso, nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump defende que o pico de contágio no país já passou, e promete abandono gradual do isolamento social, com reabertura da economia em maio.

Desemprego nos EUA

Mais uma quinta-feira marcada pela divulgação dos novos pedidos de auxílio-desemprego nos EUA, mostrando a deterioração dos postos de trabalho no país: na última semana, foram 5,245 milhões de solicitações, abaixo do consenso Bloomberg. Desde o começo da crise alavancada pela pandemia de coronavírus, são mais de 22 milhões de novos desempregados.

Balanços nos Estados Unidos

A temporada de resultados do primeiro trimestre de 2020 continuou com a divulgação de empresas como BlackRock e Morgan Stanley.

PIB chinês

Na noite desta quinta-feira, a China publica o PIB do país para o primeiro trimestre, com projeções que apontam queda de 6,5%. Com a paralisação de atividades durante boa parte do período, com a pandemia de coronavírus, as exportações caíram mais de 17%.

Em Brasília

No cenário interno, a notícia do dia foi a demissão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, após semanas de desentendimentos com o presidente Jair Bolsonaro. Enquanto isso, no Legislativo, o Senado aprovou ontem o texto-base do “orçamento de guerra”, que terá votação do segundo turno na próxima sexta. Com as alterações, o projeto deve voltar à Câmara dos Deputados.