Menu
Busca sábado, 23 de outubro de 2021
Blue3 - Cotações
Blue3 - Cotações Mobile
Ibovespa

Ibovespa fecha pregão com perdas de 0,6%; dólar também cai, a R$ 5,24

16 setembro 2020 - 17h30Por Redação SpaceMoney

Ibovespa

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão desta quarta-feira (16) em queda, depois de operar em torno da estabilidade durante a maior parte do dia.

Ao final da sessão, as perdas foram de 0,62%, aos 99.675 pontos.

O dólar também caiu. A moeda norte-americana teve desvalorização de 0,91%, cotada a R$ 5,241.

Veja os fatores que influenciaram os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

  • Nikkei 225 (Jap): 0,9% ↑
  • Shangai Composite (Chi): 0,36% ↓

Europa (encerrados)

EUA (encerrados)

Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central termina hoje sua reunião. A decisão de juros sai às 18h, e a expectativa é de que a Selic fique na mínima histórica de 2% ao ano. Assim, os investidores aguardaram pistas sobre os próximos passos nas comunicações do BC.

Fed

Também foi dia de decisão de juros nos Estados Unidos: o Federal Reserv divulgou às 15h de hoje o resultado da sua reunião, que começou ontem. Não vieram mudanças para a taxa de juros, continuou está entre 0 e 0,25% ao ano. Veja o discurso que o presidente Jerome Powell fez às 15h30.

OCDE

Em novo relatório, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) atualizou suas estimativas para a economia mundial. Enquanto o PIB global deve cair 4,5%, o tombo na atividade brasileira deve chegar a 6,5%.

Em Brasília

O presidente Jair Bolsonaro disse na última terça-feira (15) que "está proibido falar em Renda Brasil" durante seu governo e merece "cartão vermelho" quem falar em cortar gastos com programas sociais e congelar aumento das aposentadorias para remanejar recursos ao programa. A fala foi uma reação a medidas estudadas por membros de sua equipe econômica, o que mostra descompasso do presidente com os técnicos de Paulo Guedes. Por outro lado, o fim do Renda Brasil aliviou os temores em relação às despesas públicas e renovou o compromisso com o teto de gastos.

Veja como os índices brasileiros operaram hoje

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: