sexta, 26 de abril de 2024
Ibovespa fica perto da estabilidade

Ibovespa encerra perto da estabilidade com exterior pessimista

03 dezembro 2019 - 19h22Por Redação SpaceMoney
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão desta terça-feira (03) perto da estabilidade com alta de 0,03%, aos 108.956,02 pontos. A bolsa desacelerou ao longo do dia por conta de uma declaração polêmica do presidente americano, Donald Trump. Ele afirmou que os acordos entre EUA e China podem se concretizem apenas depois das eleições de 2020.

Dólar comercial

Em contra partida, a moeda americana terminou o dia em queda de 0,19%, cotado a R$ 4,2052. Confira os principais acontecimentos que tomaram conta do mercado hoje:

Trump vai adiar acordo?

O presidente americano, Donald Trump, disse na manhã desta terça-feira (03) que pretende deixar para firmar os acordos comerciais com a China para depois das eleições de 2020. “De certa forma, gosto da ideia de esperar até depois da eleição para o acordo com a China, mas eles querem fazer um acordo agora e veremos se o acordo será ou não certo”, disse Trump a repórteres em Londres. Com isso, os mercados futuros dos EUA operam em queda, as bolsas da Europa, de forma mista e as da Ásia fecharam também em queda. Na manhã de ontem (02), o presidente ainda disse que restauraria a tarifa sobre o aço brasileiro e argentino. A medida vem com o intuito de, segundo ele, “proteger os fazendeiros americanos” e foi uma surpresa para a equipe econômica.

França reage à taxação americana

O governo francês informou que haverá retaliações quanto a medida do presidente americano Donald Trump de taxar em 100% os US $ 2,4 bilhões em produtos franceses. A decisão foi tomada na segunda-feira (02) em resposta à decisão da França de introduzir impostos sobre serviços digitais, o que afetaria o Facebook e a Amazon.

Números do PIB

O primeiro indicador da semana, o PIB do 3º trimestre, veio com expansão de 0,6%, em comparação ao trimestre anterior, puxado pela indústria e serviços, segundo divulgou hoje o IBGE. Apesar o setor agrícola ter a maior expansão, de 1,3%, o setor de serviços tem maior peso na base de cálculo, com expansão de 0,4% e a indústria registrou 0,8% de expansão.

IPCA

A divulgação do IPCA, que é uma prévia da inflação para o mês, de novembro, divulgado na sexta-feira (6). O índice deve permanecer elevado pela alta nos preços da gasolina, carne bovina e da tarifa de energia elétrica.