sexta, 29 de março de 2024
Ibovespa encerra em alta

Ibovespa inverte com dólar e alavanca alta em dia de vencimento de índice e conflitos internacionais

16 outubro 2019 - 13h35Por Redação SpaceMoney
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira encerrou o pregão desta quarta-feira (16) com boa alta de 0,89% e 105.422,80 pontos. Após uma sessão de grande instabilidade, o marcador conseguiu reverter seus valores por conta do vencimento do Ibovespa Futuro. Quando o vencimento de um índice ocorre, há disputa entre comprados e vendidos e, assim, é gerada a grande volatilidade no mercado.

Dólar

Em direção oposta, o dólar comercial operava com alta pela manhã. Contudo,terminou o dia em queda de 0,266%, cotado a R$ 4,15. Veja os principais fatores que influenciaram a queda do marcador:

Crise na Ásia

Em Hong Kong, novas agitações surgiram após a diretora-executiva de Hong Kong, Carrie Lam, afirmar que não cederá às demandas dos manifestantes. Entretanto, a economia da cidade caiu em meio a manifestações que duram meses e se tornam cada vez mais violentas.

Brexit

Os investidores seguem avaliando a probabilidade de um acordo iminente entre o Reino Unido, Irlanda do Norte e União Europeia. Segundo a Reuters, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse em uma reunião de parlamentares conservadores que o acordo está próximo. Uma reunião estava marcada para hoje, mas nenhum acordo foi firmado.

Projeto de lei da Cessão Onerosa

No Brasil, o Senado aprovou o projeto de lei que estabelece os critérios de distribuição dos recursos da Cessão Onerosa. Esse projeto que define os critérios de distribuição de parte dos recursos obtidos com o megaleilão de petróleo da cessão onerosa, marcado para novembro, entre estados e municípios.

Alta no mercado de trabalho

O mercado de trabalho brasileiro registrou 90,1 milhões de pessoas ocupadas com idade igual ou superior a 14 anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é uma recuperação da queda anotada há três anos.

Redução do crescimento da economia mundial

O Fundo Monetário Internacional (FMI) rebaixou para 3% a previsão de crescimento da economia global este ano. O valor é o menor índice desde a crise financeira de 2008.

Impeachment de Trump

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, se recusou nesta terça-feira (15) a enviar documentos para os comitês da Câmara dos Deputados dos EUA que realizam uma investigação de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump.

Balanços nos EUA

Ainda nos EUA, o período de divulgação de resultados continuou com o Bank of America (NYSE:BAC) e de alguns dos maiores bancos de segunda linha (US Bancorp (NYSE:USB), PNC Financial (NYSE:PNC), Bank of New York Mellon (NYSE:NYSE:BK).

Desempenhos

As maiores altas da sessão de hoje ficaram por conta da Petrobras (PETR4), do Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4), Santander (SANB11) e Itaú (ITUB4). As altas foram de 1,20%, 1,40%, 2,39%, 0,64% e 1,43%, respectivamente. A maior queda ficou com a Vale (VALE3) que acumulou 2,32% negativos.