sexta, 29 de março de 2024

Ibovespa e dólar encerram em alta com otimismo dos mercados

17 dezembro 2019 - 19h29Por Redação SpaceMoney
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou a sessão desta terça-feira (17) com alta de 0,64%, totalizando 112.615,66 pontos. O otimismo no mercado nacional foi praticamente constante durante o dia e mostrou a recuperação do marcador após o “susto” que tomou conta no marcador no final do pregão de ontem (16) quando o presidente Jair Bolsonaro afirmou que “todas as alternativas estão sobre a mesa” ao ser questionado sobre a possibilidade do retorno da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Contudo, o otimismo internacional com os acordos entre EUA e China e os indicadores econômicos apontando para uma retomada da economia nacional explicam o avanço do índice acionário.

Dólar

Na mesma direção o dólar comercial terminou o dia com alta de 0,2%, cotado a R$ 4,0653. Estas foram as principais notícias para o dia:

Guerra comercial

O último domingo (15) era uma data-chave para o fim da guerra comercial, isso porque os EUA planejavam aumentar de 10% para 15% as taxas sobre produtos chineses, o que acabaria com qualquer possibilidade de uma negociação com o país asiático, segundo especialistas. Ainda não está claro se a China seguirá adiante com o acordo, entretanto a suspensão da medida é vista como um primeiro passo para um acordo preliminar mais sólido.

Ata do Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) divulgou a ata de sua reunião hoje (17) às 8h, reiterando a redução na taxa básica de juros, a Selic, de 5% para 4,5%. Com isso, o Banco Central pretende estimular a tomada de crédito e reduzir a ociosidade da economia brasileira. Apesar de demonstrar cautela para novos cortes, membros do comitê destacaram que tudo dependerá de uma nova sinalização da retomada da atividade econômica.

Calendário da semana

Seguem os principais índices a serem liberados nesta semana: Quarta-feira (18) – Divulgação do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas econômicas (IPC-FIPE) semanal e e a segunda prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). Quinta-feira (19) – Prévia da sondagem da indústria da FGV e o Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central (4º trimestre). Sexta-feira (20) – Divulgação da Sondagem do Consumidor (FGV), Sondagem da Construção (FGV), do Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado (INCC-M), do IPCA (para o mês e para o ano), do déficit da conta corrente de novembro e do investimento direto no país. Sem data ainda – Divulgação dos dados da arrecadação federal em novembro e do número de empregos formais para o mesmo mês.