quinta, 28 de março de 2024
Ibovespa

Ibovespa avança 2,5%; dólar cai forte, cotado a R$ 5,35

01 setembro 2020 - 14h35Por Redação SpaceMoney

Ibovespa

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em alta durante o pregão desta terça-feira (1º). No cenário interno, o otimismo dos investidores vem da continuação do auxílio-emergencial, confirmada pelo presidente Bolsonaro nesta manhã. O mercado também segue de olho nos anúncios do governo sobre o Renda Brasil e digere os dados do PIB.

Por volta das 14h35, os ganhos eram de 2,52%, aos 101.876 pontos.

Após alta de ontem, o dólar voltou a cair. A moeda norte-americana tinha forte desvalorização de 2,25%, cotada a R$ 5,357.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

  • Nikkei 225 (Jap): 0,01% ↓
  • Shangai Composite (Chi): 0,44% ↑

Europa (encerrados)

EUA

PIB

O Produto Interno Bruto do 2º trimestre tombou 9,7% na comparação com o trimestre anterior. Com a pandemia do novo coronavírus afetando principalmente indústria e serviços, foi a maior queda registrada na série histórica.

Auxílio-emergencial e Renda Brasil

Ainda hoje, o mercado espera a definição dos valores para o auxílio-emergencial, bem como o anúncio dos detalhes para o Renda Brasil, programa que deve substituir o Bolsa Família e foi motivo de discordância entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes.

Assim, as preocupações fiscais continuam no radar, uma vez que os gastos com os programas podem comprometer a saúde do orçamento público. No projeto de lei orçamentária para 2021, apresentado ontem ao Congresso, não há menção ao Renda Brasil -- mas o dinheiro destinado ao Bolsa Família aumentou 20% em relação a 2020.

Dados econômicos

Na China, o PMI (índice de gerentes de compras) chegou a 53,1 em agosto, contra 52,8 em julho. No patamar mais alto desde janeiro de 2011, o indicador mostra recuperação em vendas e exportações chinesas.

Veja como os índices brasileiros estão operando hoje