sexta, 29 de março de 2024
banco

Vamos aprender o que é Tesouro Selic?

Conheça o investimento mais seguro que a poupança!

17 setembro 2019 - 10h31Por Cleide Rodrigues

Você já deve ter ouvido inúmeras vezes: “Invista no Tesouro Direto!” Até tomou coragem e foi lá no site do Tesouro, mas quando viu aquela tabela com todos os títulos ficou em pânico? Fique tranquilo! Nas minhas próximas colunas aqui no Space Money, vamos desvendar todos os títulos do Tesouro Direto e você vai ficar um expert nesse assunto! Mas, primeiramente, existem algumas informações fundamentais que você precisa saber antes de se tornar um investidor do Tesouro Direto. Vamos lá?!

O que é o Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é uma plataforma criada em 2002, pelo Tesouro Nacional em parceria com a BM&FBovespa, com o objetivo de possibilitar a compra de títulos públicos federais por pessoas físicas pela internet. Na prática, você empresta dinheiro para o governo, e em um prazo pré-determinado ele te devolverá o dinheiro que você emprestou mais juros, de acordo com o título escolhido. Os títulos públicos são extremamente seguros, sendo considerado o investimento de menor risco da economia, ou seja, é o investimento mais seguro do Brasil! É 100% garantido pelo Tesouro Nacional porque o Governo Federal garante o seu pagamento. Inclusive, é mais seguro que a poupança, sabia? (Quer saber mais leia meu artigo aqui no Space Money.)

Como investir no Tesouro Direto?

Você poderá investir no Tesouro Direto por meio de bancos e corretoras habilitados, os quais receberão os valores aplicados e lhe devolverão os mesmos quando chegar a hora do resgate. Fique tranquilo que as instituições financeiras credenciadas são somente intermediárias entre você e o Tesouro Direto. Caso você opte em investir por meio de uma corretora, saiba que abrir conta em uma instituição desse tipo é muito simples. Você preencherá todos os seus dados em um formulário on-line, as informações serão analisadas e, assim que sua conta for aberta, você será avisado por e-mail. Inclusive, a maioria das corretoras não cobram taxa de manutenção de conta. Fica a dica! Qual é o custo para investir no Tesouro Direto? Algumas corretoras ou bancos podem cobrar uma taxa de serviço pela compra dos títulos públicos, mas dê preferência às instituições que não têm essa prática. Quantos menos taxa você pagar, melhor será seu rendimento! Portanto, vale a pena fazer a consulta sobre os custos cobrados pelas corretoras cadastradas no Tesouro Direto neste link. Já da taxa de custódia da BMFBOVESPA não tem como fugir. O custo é de 0,25% ao ano sobre o valor dos títulos e representa os serviços de guarda dos títulos. Essa taxa é cobrada semestralmente, no primeiro dia útil de janeiro ou de julho, ou no pagamento de juros, venda ou vencimento do título, o que ocorrer primeiro. Outros custos envolvidos na operação são tributos:  o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é cobrado nos primeiros 30 dias e o Imposto de Renda sobre Pessoas Físicas (IRPF) incide sobre a rentabilidade, conforme tabela regressiva relacionada ao prazo de resgate: 1 a 180 dias: 22,5%; 181 a 360 dias: 20% ; 361 a 720 dias: 17,5%;  Acima 721 dias:15%. Agora que você já tem as principais informações para investir no Tesouro Direto, vamos à estrela do dia.

Tesouro Selic!

Este é o investimento considerado mais conservador dentre os títulos públicos, pois não há risco de oscilação negativa (perda do valor investido), o rendimento pago sobre o valor investido é de 100% da taxa Selic (taxa básica do país), e pode ser resgatado a qualquer momento dentro do horário de funcionamento do site do Tesouro Direto. Nos dias úteis, das 9h30 às 18h, você poderá investir e resgatar com os preços e taxas disponíveis no momento da transação. Lembrando que, quando solicitado o resgate, o crédito acontece em sua conta em até 2 dias úteis (consulte sua corretora ou seu banco, pois esse prazo pode variar!). Você poderá começar a investir no Tesouro Selic com apenas R$ 103,08, que corresponde a 1% do valor de um título desse tipo. É possível, ainda,  programar um agendamento para investimentos mensais. O Tesouro Selic é o mais indicado para quem está começando a investir, pois tem o perfil conservador perfeito para sua reserva de emergência. ( Quer saber como fazer sua reserva de emergência leia o meu primeiro artigo aqui no Space Money). Na próxima semana vamos falar sobre o Tesouro IPCA, o super título que tem o poder de preservar o poder de compra do seu dinheiro. Até lá!