sexta, 26 de abril de 2024
Vale e queda do minério de ferro

Com queda do minério de ferro, Vale deve sofrer impacto negativo no preço das ações no curto prazo

15 outubro 2019 - 12h50Por Eduardo Guimaraes
Ontem a mineradora divulgou os seus números de produção do terceiro trimestre com a confirmação de uma trajetória gradual em sua retomada de produção de minério de ferro. Assim, as fatalidades que aconteceram no começo do ano em Brumadinho impactaram a produção.
A produção de minério de ferro atingiu 86,7 mil toneladas, número 35,4% maior do que o comparado com o segundo trimestre e 17,4% menor do que o mesmo período do ano passado.
O aumento da produção deveu-se à retomada das operações em Brucutu e, parcialmente, em Vargem Grande. Ambas unidades ficam em Minas Gerais e suas atividades tinham sido paralisadas após Brumadinho. Por fim, outro motivo foram as melhorias operacionais das minas localizadas no Norte, com aumento da capacidade da produção da S11D. A Vale estimou que vai normalizar os números de sua produção de ferro, adicionando as 50 milhões de tonelada que faltam, em 2021. As vendas de minério de ferro e pelotas totalizaram 85,1 milhões de toneladas. Desse total, 74 milhões de toneladas vieram do minério de ferro. Assim, o número é 19,5% maior do que o segundo trimestre e 11,8% menor do que o mesmo período do ano passado.
Além disso, a companhia reafirmou as perspectivas de vendas de minério de ferro e pelotas para um intervalo entre 307 milhões de toneladas e 332 milhões de toneladas em 2019. Da mesma forma, ontem, a Vale informou que assinou um contrato para venda de parte de sua participação em uma mina de níquel na Indonésia, a mina é explorada por um consórcio entre Vale, Sumitomo e o governo. Os números apresentados ontem pela Vale mostraram que a companhia continua com seu plano de retomada de produção (Minas Gerais) e ganhos de produtividade e produção, principalmente no projeto S11D no estado do Pará. As ações ON da Vale (VALE3) fecharam o pregão desta segunda-feira (14) em queda de 1,3%, devido à queda nos preços do minério de ferro. Nesta terça-feira (15), a queda no preço do minério de ferro continua. Assim esperamos impacto negativo no preço das ações no curto prazo. Os números vieram dentro das expectativas e a empresa encontrou um "novo normal" de produção após os acontecimentos de Brumadinho. Portanto, esperamos que a empresa continue apresentando fortes resultados operacionais e de geração de caixa. Isso deve possibilitar a volta dos dividendos no ano que vem. Assim, apesar de positivo, a retomada da produção pela Vale deve aumentar a oferta de minério de ferro no mundo. Esse aumento de oferta com a redução da demanda global (desaceleração econômica do mundo) deve impactar negativamente o preço do minério de ferro. Entretanto, isso não teria grandes problemas devido seu tamanho de mercado, eficiência, minério de melhor qualidade, porém outras mineradoras devem sofrer.