Menu
Busca domingo, 25 de julho de 2021
Warren SpaceNow
Warren SpaceNow Mobile
CVM

As regras e os limites de atuação do Assessor de Investimentos (AI)

26 novembro 2019 - 18h34Por Alfredo Sequeira Filho
Warren 970x250 2

O trabalho do Assessor de Investimentos (AI) é regulado pela ICVM 497 e ela é bem clara ao delimitar a atuação deste profissional. Um AI é proibido de fazer gestão, análise ou prestar serviço de consultoria, portanto não pode prometer rentabilidade e nem cobrar nada dos clientes que atende. A atividade de um AI é baseada em 3 etapas.

  • Auxilio na análise do perfil do investidor: ao abrir conta em uma corretora de valores, o cliente precisa fazer seu perfil de investidor e o AI pode ajudá-lo nessa etapa, explicando as perguntas desse questionário e o resultado do mesmo;
  • Suporte na elaboração da carteira de investimentos: usando como premissa o perfil do investidor, o AI pode apresentar ao cliente produtos compatíveis com suas necessidades, explicando os riscos, as características e regras de aplicação e resgate;
  • Acompanhamento da carteira de investimentos: por estar diariamente e diretamente em contato com as corretoras, os analistas e os gestores, o AI deve acompanhar o desempenho dos investimentos de seus clientes e alertá-los quando oscilações bruscas ocorrerem ou quando os objetivos forem atingidos.

Como em toda profissão, existem os bons e os maus Assessores de Investimentos. Por isso, é sempre importante que o investidor verifique a reputação do seu AI tirando suas referências com um cliente dele e checando suas qualificações e certificações junto à corretora (o nome do AI tem de estar no site da instituição financeira), CVM, B3 e ANCORD.

Warren 970x250 - pgs internas
Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app:
Warren Rodapé
Warren Rodapé Mobile