terça, 23 de abril de 2024
Ibovespa

Futuros agora, reabertura nos EUA e tensão em Brasília: saiba de tudo antes da abertura do Ibovespa

20 abril 2020 - 08h39Por Redação SpaceMoney

Confira aqui tudo que você precisa saber antes dos negócios do Ibovespa começarem hoje (20/04):

Mercados internacionais

No Japão, o Nikkei 225 fechou com baixa de 1,15%, enquanto o Shangai Composite subiu 0,50%. Na Europa, DAX 30 recuava 1,30%, enquanto FTSE 100 tinha queda de 1,06%. CAC 40 ganhava 1,36%.

Futuros agora

Nos Estados Unidos, os futuros de Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq operavam em campo negativo, apontando para perdas de mais de 1%.

Reabertura

Nos Estados Unidos, o processo de reabertura da economia começa hoje com o estado do Texas, com parques e praças de volta a normalidade -- mas com frequentadores com máscaras. O presidente Donald Trump já havia começado, na semana passada, a traçar um plano de retomada com os governadores. Na Europa, a Alemanha também começa a pensar na volta da quarentena. Lojas menores podem voltar a funcionar a partir de hoje e montadoras também retomam parte da produção. No entanto, a primeira-ministra Angela Merkel defendeu a cautela durante a reabertura.

Em Brasília

No Distrito Federal, as tensões se renovaram com a participação do presidente Jair Bolsonaro num ato que pedia um novo AI-5 (medida que endureceu a ditadura militar em 1968), além de uma intervenção militar. Em resposta, 20 governadores assinaram uma carta em defesa da democracia, e o episódio foi repudiado também por políticos e ministros do STF.