Em diversas discussões, eu percebo a existência de um abismo entre os resultados e foco nas atividades a serem executadas. Ao desenharmos um planejamento de metas e objetivos a serem alcançados precisamos colocar energia para nos tracionar na direção correta.
"Isso parece muito óbvio”. Talvez esse pensamento passou por sua cabeça logo na leitura do primeiro parágrafo, mas a verdade é que existe em muitos casos uma incongruência abissal entre o resultado desejado e o foco nas atividades.
Definir os resultados desejados deveria ter o mesmo significado que definir o foco. A consciência necessária é que ao focar em A, eu permito desfocar em vários outros pontos.
Essa é a razão que constantemente grandes empreendedores dizem que FOCO é dizer não a grandes oportunidades.
Ao definir o resultado a ser alcançado deveríamos realizar o mesmo exercício, pois neste momento estamos abrindo mão de várias outras possibilidades. Por exemplo, quando definimos as metas, buscamos estruturá-las de forma específica, quantificável, e com definição de data.
A especificidade é definida para um uso determinado, e por esse motivo não é qualquer resultado que importa. Assim, uma pessoa que deseja adquirir um automóvel para uso em família terá um modelo desejado diferente para aquele de busca o veículo para prática de trilhas (por exemplo).
Apesar dos dois serem carros, um tem como base conforto, segurança e velocidade média compatível com a estrada. O outro já busca como característica resistência, tração e potência para terrenos acidentados.
Se você colocar um veículo no uso final do outro o resultado não será o mais satisfatório. Assim, como o modelo do veículo é definido por seu uso,logicamente isso exclui toda uma categoria de automóveis não adequada para a finalidade em questão. O exemplo do carro é simples, mas demonstra como ao definir um objetivo devemos colocar especificidades.
Afinal, se para fazer uma trilha (por exemplo) não é qualquer veículo que será adequado, ao definirmos o resultado específico abrimos mão de diversos outros resultados sem interesse adequado.
O resultado estrategicamente definido atrai consigo o foco necessário para a sua concretização, e por consequência abrir mão de diversas outras possibilidades existentes.
Não temos como saber em que focar enquanto não colocarmos claramente quais são os resultados esperados.
Eu te convido a fazer uma breve análise, e validar se onde você está colocando suas energias contribuem para o resultado que você busca. Se não estiver alinhado, minha sugestão é que você pare, respire e alinhe o que é necessário.
Entretanto, se ainda não tiver claramente qual é o resultado desejado, o meu convite é que dê um passo para trás. Primeiro defina o resultado que deseja, e depois valide em que deve focar. Simples, assim.
A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.
___________________
Acompanhe Fernando dos Reis:
Site: https://jornadadinamica.com/
Instagram: https://www.instagram.com/accounts/login/?next=httpswww.instagram.comfemoraisreis&is_from_rle