A qualidade de seus pensamentos depende diretamente dos conhecimentos que você os alimenta. Certa vez, um discípulo e um sábio conversavam. O discípulo pergunta ao mestre como ele fazia para controlar sua ira.
Dentro de mim, explicou o sábio, existem dois leões. Um é dominado pela ira e fúria, ele é extremamente feroz e ataca facilmente se detectar perigo ou ameaça. Também existe outro lado, extremamente pacifico e cordial, que se impõe em prol da harmonia.
O discípulo curioso questiona como o sábio controlava os seus leões. O sábio continuou com o seu ensinamento e continuou explicando. Eu não consigo controlá-los, mas tenho o poder de saber para qual leão eu dou alimento para deixá-lo mais forte.
Assim como o sábio, todos nós temos os nossos leões internos. Alguns são produtivos e outros procrastinadores, ou ainda são conciliadores ou guerreiros, corteses ou ferozes entre outras dualidades existentes. Nós temos os nossos próprios leões, e a forma de controlar (leões conhecidos como pensamentos) em nossa mente é a maneira que alimentamos os nossos pensamentos.
Ao nutrir com temas impulsionadores teremos pensamentos de crescimento, ao nutrir com assuntos de menor nível alimentamos pensamentos menos nobres. A forma que nutrimos nossos pensamentos refletirá a forma que vemos o mundo, e nossos pensamentos refletem nossas crenças e materializam em nossas ações.
Talvez você me questione se eu acredito que através de melhores alimentos todos podem aprimorar os seus pensamentos, e consequentemente suas ações. Se estivéssemos tomando café, e me fizesse essa pergunta eu responderia que sim.
Eu acredito que através de como nutrimos nosso pensamento somos capazes de ajustar pontos de vista, e por consequência alterar pequenos comportamentos.
Se você olhar a si mesmo, e fizer uma lista de todos os pontos que gostaria de melhorar, o primeiro passo é procurar filmes, vídeos, cursos, palestras e livros que abordam esse tema.
Fernando, eu desejo melhorar minha empatia.
E se você buscar livros, filmes, palestras e conversar com pessoas empáticas? Um próximo passo é entender quais são as vertentes deste tema, como por exemplo comunicação assertiva ou comunicação não violenta.
Fernando, eu preciso vender mais.
E se você buscar livros, filmes, palestras e conversar com pessoas de vendas? Após aprender vendas, e se buscar conhecimento de marketing e finanças por exemplo?
Esses são apenas dois exemplos, um de conhecimento técnico e outro de comportamento, para você começar refletir a sua carreira e reverberar em suas ações. Eu finalizo esse texto te convidando a pensar nos últimos meses você investiu conscientemente em sua carreira.
Sinceramente, com qual alimento você está alimentando os seus pensamentos pessoais e profissionais. Se existisse um exame para analisar a saúde, como seria o resultado deste seu check-up? Aproveita e divide comigo, qual é o livro que está lendo agora? Esse é um primeiro passo para nutrir seus pensamentos, se precisar de ajuda me chame que tenho várias indicações.
A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.
___________________
Acompanhe Fernando dos Reis nas redes:
Site: https://jornadadinamica.com/
Linkedin: http://www.linkedin.com/in/femoraisreis