quinta, 28 de março de 2024
Ibovespa

Em dia de Copom, Ibovespa abre em alta; dólar cai para R$ 5,27

05 agosto 2020 - 10h09Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em alta durante o pregão desta quarta-feira (05), sob expectativa da reunião do Copom.

Por volta das 10h10, os ganhos eram de 0,31%, aos 101.528 pontos.

O dólar, por sua vez, caía. A moeda norte-americana tinha valorização de 0,25%, cotado a R$ 5,271.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

  • Nikkei 225 (Jap): 0,26% ↓
  • Shangai Composite (Chi): 0,17% ↑

Europa

Nos EUA, os futuros operam em campo positivo, apontando para ganhos entre 0,4% e 0,6%.

Copom

Termina hoje a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. A nova taxa básica de juros, a Selic, deve ser anunciada no fim da tarde, com expectativa de corte para uma nova mínima, com a Selic a 2% ao ano.

Balanços

A temporada de balanços do 2º trimestre continua com a divulgação dos números da AES Tietê, Gerdau, Omega Geração, Braskem, Aliansce Sonae, Klabin, SulAmérica e Totvs.

Reforma tributária

Uma nova CMPF continua a preocupar os investidores. Novos detalhes sobre a reforma tributária devem vir hoje, com a participação do do ministro da Economia, Paulo Guedes, de discussões no Congresso.

EUA x China

No cenário internacional, a guerra entre Estados Unidos ganhou alívio temporário com a notícia de que os países se reunirão ainda neste mês, no dia 15, para discutir o cumprimento da primeira fase do acordo comercial, que foi fechado em janeiro. Além do ritmo de compras agrícolas chinesas, a ofensiva norte-americana na área da tecnologia deve ser discutida.

Dados econômicos

Na Europa, as vendas no varejo avançaram 5,7% em junho, enquanto o PMI (índice de gerente de compras) de indústria e serviços subiu para 54,9 pontos em julho, contra 48,5 pontos em junho. Na China, o mesmo indicador recuou de 55,7 em junho para 54,5 em julho.