quinta, 28 de março de 2024
Empresas Gestão

Doze erros na gestão empresarial que podem arruinar seu negócio

13 fevereiro 2020 - 12h40Por Redação SpaceMoney
No mundo dos negócios, praticamente não há margem para erros. Tomando como base esse princípio, fica evidente a importância de conhecer os principais deslizes que levam o empreendimento a caminhos perigosos e, muitas vezes, sem volta. Henrique Carbonell, sócio-fundador da F360º, uma plataforma de gestão financeira com conciliação automática de vendas por cartão para o varejo, mostra a você os doze erros que jamais devem ser cometidos em sua gestão empresarial.

1. Não registrar todas as movimentações

Não manter um registro detalhado das entradas e saídas de dinheiro na sua empresa é pecar por omissão. Sem lançar os créditos e débitos, não há como avaliar se o caixa do negócio está bem ou mal. Então, quando for preciso pagar uma conta, ou comprar suprimentos, por exemplo, isso será feito às cegas. Manter essa prática — que, na verdade, é fruto de desorganização — impede a empresa de permanecer atuante por muito tempo.

2. Não controlar o fluxo de caixa

Esse erro está relacionado ao anterior, pois o fluxo de caixa demanda o registro de cada entrada e saída de recursos em um empreendimento. E, como ele é uma poderosa ferramenta de gestão empresarial, abrir mão da sua utilização é incorrer em um sério erro: sem o fluxo, planejar o futuro da empresa torna-se uma aventura.

3. Não fazer um demonstrativo de resultados

Como o demonstrativo de resultados permite ao gestor visualizar o resultado líquido de sua empresa em um determinado período, deixá-lo de lado  é seguir em frente sem saber se o negócio está dando lucro ou prejuízo. Ou seja, o empreendedor que não faz um a Demonstração de Resultados do Exercícios (DRE) não consegue enxergar os momentos da sua empresa. Por exemplo, se ela está precisando de uma injeção de recursos ou outra tomada de ação que vise sua recuperação em tempo hábil.

4. Não utilizar um sistema de gerenciamento financeiro

Abrir mão das funcionalidades de um sistema de gestão é virar as costas para possíveis soluções voltadas ao financeiro da empresa. Inclusive, com essa ferramenta, é possível lançar despesas e receitas, fazer fluxo de caixa e DRE. Sem ela, as contas da empresa continuarão em desordem e o caos só se multiplicará.

5. Não se preparar para as épocas de baixa lucratividade

Todo negócio acaba passando por momentos de baixo movimento e de menor lucro, seja em função de finais de semana prolongados, férias, por trabalhar com produtos sazonais ou qualquer outro motivo. Não prever esses momentos — nem se preparar para eles — é um erro muito comum e bastante perigoso para as finanças da empresa. Isso porque, mesmo nas épocas de escassez de recursos, os compromissos precisam ser saldados. Funcionários e fornecedores não abrirão mão de seus pagamentos porque a companhia está passando por um momento não tão próspero. Nem o aluguel e as contas poderão esperar: então, não manter reservas para os dias ruins é lançar-se em uma empreitada muito arriscada.

6. Não enxergar o negócio com realismo

Ter uma ideia equivocada sobre o próprio negócio é um lapso que muitos empresários cometem. Isso acontece em diferentes situações: ao não perceber que é chegada a hora de reinvestir, acreditar que o renome da marca por si só é capaz de manter os negócios em alta e muitas outras situações. Para exemplificar: há o caso de um empreendedor cujo grande trunfo era possuir um olhar certeiro para bons negócios. Ele comprou um buffet infantil, investiu cada centavo que tinha no comércio — e os que não tinha também, já que parcelou muito do valor total. Ao adquirir o buffet, ele estava em perfeito estado, uma autêntica raridade. Tudo em ordem, brinquedos modernos, cozinha bem equipada, equipe competente, tudo funcionando como deve. Mas o tempo passou, as coisas mudaram. E o empresário não percebeu. Moral da história: seu negócio ficou defasado, perdido no tempo. E, ele, na ilusão que o buffet ainda era competitivo. Ou seja: deixou de enxergar seu negócio com realismo e de fazer os necessários ajustes para mantê-lo à frente da concorrência.

7. Não reinvestir

Negligenciar a necessidade de reinvestir na empresa é arriscar-se a vê-la em uma posição desfavorável em relação à concorrência. Tudo precisa ser renovado, para não perder a atualidade: desde as instalações , passando pela área financeira e organizacional, processos, até aquilo que o cliente realmente vê. E que, na verdade, é impactado por cada um dos demais elementos.

8. Não pesquisar a concorrência

Com quem você compete: um ponto que jamais deve ser esquecido. Não ficar atento ao comportamento da concorrência é um grande erro, pois, ao praticá-lo, corre-se o risco de perder clientela, o que, em qualquer ramo, é caminhar rumo ao fracasso.

9. Não separar as despesas pessoais das empresariais

Esse descuido, causado pela desorganização, provoca grandes confusões nas finanças de um negócio. Ele acontece quando os recursos que deveriam permanecer no comércio são levados para o pagamento das despesas pessoais do empresário. Essa prática impede uma gestão financeira saudável e empurra o empreendimento ladeira abaixo.

10. Não dar a devida atenção às obrigações empresariais

Ignorar despesas obrigatórias com o fisco ou trabalhistas é um erro com consequências desastrosas. Para uma empresa séria, é impossível trabalhar praticamente na informalidade: as multas e outras sanções para os estabelecimentos que falham com seus compromissos são severas.

11. Não atualizar as práticas de gestão financeira

Fazer a gestão empresarial ancorada em práticas demoradas e que deixam brechas para dúvidas é um verdadeiro desastre. Manter os dados da empresa em planilhas estáticas, que demandam muito tempo e retornam pouco em termos de respostas à gestão da empresa é um exemplo disso. Não adotar um sistema de gestão à altura das diversas necessidades de um negócio é encarar o financeiro da empresa como um inimigo, quando, na verdade, ele deveria representar um aliado do seu crescimento.

12. Não investir em publicidade

Deixar a empresa invisível ao consumidor é um erro que, pouco a pouco, vai diminuindo a sua capacidade de manter-se no mercado. Com a internet, ficou muito mais fácil e barato manter a visibilidade para o seu negócio -- e isso vale também para os diversos concorrentes. Não se fazer visto pelos seus diferenciais pode condenar seu empreendimento ao esquecimento.