sábado, 20 de abril de 2024
Para ficar de olho

Disney, inflação nos EUA, IPCA: 4 assuntos para observar na quarta

Confira quatro assuntos que podem afetar os mercados na próxima quarta-feira (9)

09 novembro 2021 - 19h26Por Investing.com

Por Dhirendra Tripathi e Ana Julia Mezzadri, da Investing.com - As ações dos EUA perderam parte do fôlego, pairando abaixo das máximas históricas após os dados sobre os preços ao produtor do mês passado alimentarem novas preocupações com a inflação.

A General Electric Company (NYSE:GE) (SA:GEOO34) saltou depois de anunciar um plano para se dividir em três, adicionando um toque de surpresa ao pregão de terça-feira.

Até agora, os resultados robustos e a reabertura em curso das empresas têm elevado os índices para máximas históricas. Na segunda-feira, os EUA abriram suas fronteiras para viajantes de 33 países, aumentando também os ânimos nos setores de viagens e lazer.

Os dados do Departamento do Trabalho relativos aos preços ao produtor revelaram um aumento de preços, que substituíram a pandemia como a principal fonte de preocupação nos mercados e que pode durar por algum tempo. Na quarta-feira, teremos os dados dos preços ao consumidor para outubro, outra referência crítica.

No noticiário de ações individuais, a GE subiu quase 4% em função do plano de se dividir. A Robinhood Markets Inc (NASDAQ:HOOD), o aplicativo móvel de investimentos, caiu quase 3% depois de divulgar que foi alvo de uma violação de segurança no final de segunda-feira.

No Brasil, o Ibovespa fechou o dia em alta, com destaque para ações de varejo. O mercado aguarda, agora, os últimos desenvolvimentos da PEC dos Precatórios, com expectativa de aprovação da matéria na Câmara. O presidente da Casa, Arthur Lira, espera que a proposta avance em segundo turno ainda hoje.

Outro fator que deve seguir mexendo nos mercados foram os resultados do terceiro trimestre. Entre o fechamento de hoje e a abertura de amanhã, são esperados os números de Localiza (SA:RENT3), Braskem (SA:BRKM5), Raia Drogasil (SA:RADL3), Carrefour (SA:CRFB3), Alupar (SA:ALUP11), Aeris (SA:AERI3), Iguatemi (SA:IGTA3), MRV (SA:MRVE3), Santos Brasil (SA:STBP3), Mobly (SA:MBLY3), Mitre (SA:MTRE3), Aura Minerals (SA:AURA33), Vulcabras (SA:VULC3), Mater Dei (SA:MATD3) e Dotz (SA:DOTZ3).

Confira quatro assuntos que podem afetar os mercados na próxima quarta-feira (9):

1. IPCA

Principal indicador da inflação brasileira, o IPCA de outubro será divulgado às 9h. A expectativa é que o índice alcance 10,45% na base anualizada, contra 10,25% em setembro. No mensal, o mercado antecipa IPCA de 1,05%, ante 1,16% na leitura anterior.

2. Disney

O lucro por ação do quarto trimestre da Walt Disney Company (NYSE:DIS) (SA:DISB34) deve ser de US$ 0,15, sobre receitas de US$ 8,82 bilhões, de acordo com os analistas acompanhados pelo Investing.com. Os analistas estarão ansiosos para ouvir sobre a recuperação de seu segmento de parques temáticos e o progresso das suas operações de streaming.

3. Núcleo do IPC

Espera-se que o núcleo do IPC nos EUA, que exclui os preços dos alimentos e da energia, tenha subido 4,3% em outubro na comparação com um ano atrás, uma taxa mais acelerada que a taxa de crescimento de 4% em setembro. Numa base mensal, o núcleo do IPC deve aumentar 0,4%, contra 0,2% em setembro.

4. IPC

Espera-se que o IPC apresente alta anualizada de 5,8% em outubro, um nível maior que os 5,4% de setembro e 0,6% em outubro, contra 0,4% em setembro. O Bureau of Labor Statistics (Departamento de Estatísticas do Trabalho) anunciará os números na quarta-feira, às 10h30.