
A Cruzeiro do Sul (CSED3), um dos maiores grupos privados de ensino do país, anunciou nesta segunda-feira (14) os resultados financeiros referentes ao segundo trimestre deste ano.
O grupo registrou lucro líquido de R$ 48 milhões, o que representa alta de 226,10% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. A receita líquida alcançou R$ 602 milhões, alta de 12,10% no comparativo anual.
O destaque foi a melhora na captação de alunos, que registrou alta de 23,70% na comparação com o segundo trimestre, e o crescimento da modalidade EAD chegou a 31,10%, enquanto a captação de alunos da graduação presencial subiu 8,10%.
A Cruzeiro do Sul finalizou o trimestre com aproximadamente 468 mil alunos, com destaque para os cursos da área de saúde.
A base de estudantes na modalidade presencial aumentou 10,0%, e a da graduação digital, 26,70%, uma alta de 20,70% na base total.
“Os resultados indicam que a evolução da estratégia definida no ano passado e as mudanças no modelo operacional estão na direção correta, pois estamos crescendo de forma relevante e rentável e, ao mesmo tempo, continuam a prover serviços educacionais de qualidade”, explica Fábio Fossen, CEO da Cruzeiro do Sul.
Entre outros destaques financeiros, o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado alcançou R$ 188 milhões , enquanto a margem EBITDA ajustada subiu para 31,30%.
A geração de caixa operacional (GCO) cresceu 151,10%, a R$ 58 milhões entre abril e junho deste ano. Já a relação da dívida líquida/EBITDA ajustada encerrou o trimestre em 1,5x.
No período, Fossen destaca ações realizadas pelo grupo durante o segundo trimestre, como a implementação de parcerias com grandes empresas, a exemplo do Google Cloud e FURIA, que reforçam o objetivo da Cruzeiro do Sul Educacional em expandir seu portfólio para novos perfis de alunos.
A parceria com a FURIA, uma das mais importantes organizações do mundo no cenário dos esportes eletrônicos, tem como objetivo promover a formação e capacitação de profissionais no campo do esports, por meio de cursos e eventos voltados para o segmento.
Além disso, engloba o patrocínio das equipes FURIA, ativações, bolsas de estudo para atletas, estágio na empresa de esportes eletrônicos e o lançamento do Gaming Institute, plataforma voltada ao desenvolvimento de cursos para o universo gamer.
Já a iniciativa com o Google Cloud inclui o oferecimento de cursos de graduação e pós-graduação à distância na área de tecnologia.
A parceria surgiu após as empresas observarem a baixa empregabilidade no setor, resultando em cursos com laboratórios de prática e aprendizagem do Google Cloud, projetos práticos, aulas ao vivo e certificações e micro skill badges.