Menu
Busca sábado, 23 de outubro de 2021
Blue3 - Cotações
Blue3 - Cotações Mobile
Crowdfundings de investimentos

Como identificar boas ofertas de crowdfundings de investimentos?

10 novembro 2020 - 17h01Por Redação SpaceMoney

Uma opção indicada para investidores moderados e agressivos diversificarem sua carteira, os crowdfundings de investimentos ainda são mercado nascente no Brasil. Depois da regulação na CVM (Comissão de Valores Imobiliários) em 2017, plataformas que viabilizam a aplicação começaram a se multiplicar. Mas como identificar boas ofertas em uma área tão nova?

Nesta SpaceDica, confira alguns passos importantes para identificar uma oportunidade interessante de crowdfunding de investimento e navegue bem por esse mercado

Plataforma

É ela quem faz a ponte entre investidores e a oferta. Por isso, é importante verificar se ela é devidamente registrada na CVM. Com isso, a entidade garante que a plataforma tem capital social mínimo de R$ 100 mil e sistemas tecnológicos para que a oferta transcorra.

Além disso, para identificar boas ofertas de crowdfundings de investimento, o investidor deve ficar atento aos deveres da plataforma intermediadora. Entre eles, está assegurar a regularidade da empresa emissora, além do apuro das informações fornecidas por ela. É também a plataforma que deve manter o canal de comunicação aberto com o investidor, entre outras obrigações.

Análise da empresa

Também é de responsabilidade da plataforma avaliar as empresas que querem ser emissoras de ofertas. Há alguns requisitos para que companhias possam fazer isso (você pode conferir mais sobre eles aqui), mas cada plataforma faz uma curadoria interna antes de disponibilizar o investimento para investidores.

Pode valer a pena entender um pouco mais sobre essa análise, já que ela inclui fatores importantes, como estudos sobre o mercado na qual a empresa está inserida. Geralmente, com pitchs apresentados pela companhia, a plataforma avalia modelo de negócios e potencial de crescimento.

Retorno

Investir via crowdfunding em empresas pequenas apresenta riscos maiores do que aportar em uma blue chip, por exemplo, mas isso também significa retorno potencial maior. Além disso, significa se tornar sócio de uma empresa ainda jovem, com possibilidade de participar de seu crescimento.

Assim, se a startup se tornar uma sociedade anônima, os títulos dos investidores serão convertidos em ações. Já se houver uma venda do controle para outra empresa, o investidor pode vender sua parte igualmente.

https://spacemoney.com.br/spacemoney-faz-oferta-de-crowdfunding-de-investimento/
Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: