quarta, 24 de abril de 2024
Risco ação

Como avaliar o risco de uma ação?

29 setembro 2020 - 17h27Por Redação SpaceMoney

Um dos mitos mais difundidos sobre o mercado de ações é que ele é muito arriscado. Será? Todos os investimentos apresentam riscos, o essencial é saber se a sua tolerância está alinhada com eles. 

No caso das ações, há uma série de critérios para avaliar essa exposição. O módulo 2 do curso "Como funciona o mercado de ações", que será ministrado pelo CEO da SpaceMoney, Fábio Murad, aborda essa análise de risco e retorno, entre outros assuntos.

Com apostila e certificado, as aulas acontecem entre 6 e 8 de outubro. Quem tem conta no SpaceBank ganha 50% de desconto na matrícula, que pode ser feita clicando aqui

Para aquecer seus conhecimentos antes do curso, confira nesta SpaceDica alguns critérios para analisar o risco de um papel. 

Risco de liquidez

Esse risco vem da dificuldade de liquidar a posição em um ativo sem perda de valor. Ou seja, a incapacidade de se vender uma ação, quando não há potenciais compradores em prazo razoável. Assim, o desconto para se livrar dela terá de ser maior. 

Quer tomar melhores decisões de investimento? Fale com um especialista SpaceMoney

Isso pode acontecer porque o papel em questão tem alto valor ou a empresa está passando por dificuldades, por exemplo, e os investidores não estão interessados em apostar nela. Para avaliar o risco de liquidez de uma ação, basta observar o volume médio de negociações. Se ele for muito baixo, pode ser que você encontre problemas quando quiser vendê-la. 

Risco de mercado

Esse tipo de risco diz respeito aos acontecimentos de mercado que podem influenciar o desempenho das ações. Fatores como mudança na taxa de juros, câmbio e inflação podem alterar os preços dos papéis.

Por exemplo: os papéis de uma empresa exportadora, com receita em dólar, podem sofrer caso a moeda norte-americana tenha desvalorização perante o real. Mais: a eleição de certos governantes pode ter peso no desempenho das bolsas de seus país.

Risco-país

A conjuntura política e nacional influencia, como um todo, a economia de um país -- e isso não é diferente para as ações listadas nele. O risco-país representa como esse panorama tem poder sobre os investimentos: afinal, os investidores podem ter confiança em ativos alocados ali?

Assim, ao investir em ações, também é necessário ter em mente que fatores macroeconômicos e políticos têm peso sobre o desempenho do índice.