Menu
Busca quinta, 21 de outubro de 2021
Blue3 - Cotações
Blue3 - Cotações Mobile
Ibovespa

Com menor otimismo internacional, Ibovespa cai mais de 2% na abertura; dólar volta a subir

30 abril 2020 - 10h19Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, abriu o pregão desta quinta-feira (30) com forte queda. Com o menor otimismo internacional, por volta das 10h15, as perdas eram de 2,56%, aos 81.038,14 pontos. Com o menor apetite por ativos de risco no exterior, o dólar subia. A moeda norte-americana registrava valorização de 1,31%, cotada a R$ 5,425. Veja os principais fatores que influenciam o mercado financeiro na sessão de hoje:

Mercados internacionais

No Japão, o Nikkei 225 fechou alta de 2,19%, enquanto o Shangai Composite ganhou de 1,33%. Na Europa, DAX 30 recuava 1,44% e FTSE 100 caía 2,13%. CAC 40 perdia 1,40%. Nos Estados Unidos, os futuros operavam em campo negativo, apontando para perdas de mais de 1%.

Coronavírus

Com mais de 3 milhões de casos no mundo, apesar da desaceleração de casos na Europa, os dados econômicos desanimam: o PIB da zona do euro caiu 3,8% no 1º trimestre, o pior resultado desde a 2ª Guerra Mundial.

Balanços

A temporada de balanços continua hoje: Bradesco e Hering publicam seus resultados para o 1º trimestre de 2020 hoje.

Desemprego — nos EUA e no Brasil

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga nesta quinta-feira os novos números para o desemprego: o indicador subiu para 12,6%, atingindo 12,9 milhões de pessoas durante o primeiro trimestre. Nos Estados Unidos, o dia também é marcado pela divulgação de dados relacionados à desocupação: foram mais de 3,8 milhões de pedidos iniciais de seguro-desemprego na semana passada, um pouco acima das estimativas de 3,5 mi dos analistas.

Juros ao redor do mundo

Após a reunião do Federal Reserve, os Estados Unidos mantiveram sua taxa básica de juros na faixa mínima histórica, entre 0 e 0,25%. O Banco Central Europeu também não alterou seus juros.

Em Brasília

Após a suspensão pelo STF, o próprio governo recuou na indicação de Alexandre Ramagem para a Polícia Federal. Por outro lado, as tensões se dissiparam ainda mais com a presença de Paulo Guedes, da economia, e Braga Netto, da Casa Civil, em entrevista conjunta. Enquanto isso, o Senado apresenta hoje relatório para socorro aos estados. Na Câmara, o assunto é o orçamento de guerra, mas a votação da matéria deve ficar para semana que vem.
Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: