Menu
Busca quarta, 20 de outubro de 2021
Blue3 - Cotações
Blue3 - Cotações Mobile
finançaspessoais

Cenário externo leva Ibovespa a forte queda e dólar a máxima histórica

07 fevereiro 2020 - 18h49Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou esta sexta-feira (07) com desvalorização de 1,23%, aos 113.770,29 pontos. Analistas do mercado afirmam que esse é um movimento de ajuste da bolsa após a valorização registrada no início da semana, além de refletir as incertezas globais a respeito do coronavírus. Já o dólar comercial fechou o dia com valorização de 0,82% ante o Real, cotado a R$ 4,321. Esse é um novo recorde de fechamento da moeda dos EUA no Brasil e representa a aversão de investidores a ativos de risco, como os de países emergentes.

Mercados internacionais

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em baixa e só Xangai avançou, com ganhos de 0,33%. Os principais índices da Europa e dos EUA também apresentaram queda. Veja os principais fatores que influenciaram o mercado financeiro na sessão de hoje:

Coronavírus

O número de casos confirmados e mortes pela nova cepa (variedade) de coronavírus só aumenta. Até a última atualização, 636 pessoas morreram e mais de 31 mil já foram contaminadas, com a maioria dos casos ocorrendo na China. Além da China, 20 outros países também registraram casos da doença, e nenhum caso foi registrado na América Latina. Nesta terça-feira (04) foi divulgado que houve avanço na descoberta de uma nova vacina contra o coronavírus.

China e EUA

O presidente americano, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping reforçaram o compromisso em dar sequência à fase 1 dos acordos comerciais em um telefonema no início desta sexta-feira (07). Os tratados vão desde a redução de tarifas comerciais até a compra de produtos industrializados. Com isso, os países põe fim a mais de dois anos de guerra comercial.

IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é uma prévia da inflação oficial, ficou em 0,21% em janeiro deste ano, a menor taxa para o mês desde o início do Plano Real, em 1994. O IPCA acumula taxas de 4,19% em 12 meses, abaixo dos 4,31% registrados nos 12 meses anteriores. Os dados foram divulgados hoje (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

IGP – DI

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve inflação de 0,09% em janeiro deste ano. A taxa é inferior à registrada em dezembro de 2019 (1,74%), mas superior à observada em janeiro do ano passado (0,07%). O IGP-DI acumula índice de 7,72% em 12 meses, de acordo com os dados divulgados hoje (7) pela FGV.

Infraestrutura

O governo federal estuda uma proposta de mudança da Legislação para permitir que empresas estrangeiras participem das licitações de grandes obras públicas. Atualmente, empresas estrangeiras só podem participar das licitações se tiverem filial no Brasil. No primeiro momento, a abertura seria para compras de medicamentos, sendo ampliada mais tarde para grandes obras. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: