quinta, 18 de abril de 2024
buy and hold

Buy and Hold: entenda como funciona e como utilizar essa estratégia

13 dezembro 2019 - 16h52Por Redação SpaceMoney
Na tradução livre, buy and hold quer dizer "comprar e segurar". Essa é uma estratégia utilizada por muitos investidores do mercado acionário, que têm pensamento de longo prazo, ao adquirir ações de empresas. Benjamin Graham, em seu livro “O investidor inteligente”, fala que, quando alguém investe em ações pensando em ter retorno rápido, não pode almejar grandes resultados. E é justamente sobre isso que trata o conceito buy and hold. Quer conhecer essa técnica de investimento, suas vantagens e dicas de como ser um “holder” para ter sucesso na bolsa de valores? Então, acompanhe o artigo. Boa leitura!

Buy and Hold

Erroneamente, algumas pessoas pensam que ser um “holder” — aquele que utiliza a estratégia do buy and hold — é, simplesmente, adquirir ações de qualquer empresa e ficar com ela por muito tempo. Pelo contrário, a verdade é que o investidor deve estudar bem o mercado antes de apostar em quaisquer ações. Uma empresa bem administrada tende a aumentar consideravelmente seus resultados, principalmente num cenário a longo prazo. Por isso, a análise da empresa, de seus balanços e previsões deve ser o primeiro e principal passo para adquirir uma ação.

Diferença de outras estratégias

Você já deve ter escutado falar em outras estratégias do mercado acionário, como day trade e swing trade, não é mesmo? No day trade, o investidor segue uma estratégia oposta à do buy and hold. Ele compra as ações para vender no mesmo dia. Assim, não precisa de uma análise tão detalhada antes da compra, pois confia na valorização da ação e oscilação do mercado a curtíssimo prazo. O swing trade, por sua vez, é uma compra de papéis a curto ou médio prazo. Assim, o investidor compra as ações para vender entre 3 dias a algumas semanas, a depender da oscilação do título comprado, precisando analisar o mercado apenas superficialmente. É assim que o buy and hold se difere dessas estratégias, pois é uma compra estudada e bem analisada. Dessa forma, as chances de o holder alcançar bons resultados é bem maior.

Principais vantagens

Existem muitas vantagens em ser adepto do buy and hold. Não é à toa que Warren Buffett é um bilionário que aposta nessa estratégia e, hoje, é um dos maiores exemplos do mercado financeiro para diversos investidores da renda variável. Por isso, citaremos algumas vantagens do buy and hold a seguir.

Viver de dividendos

Por ser um investimento bem pensado para o longo prazo, você deve confiar na aplicação a ser feita e acreditar que a empresa vai render ótimos dividendos. Esses, por sua vez, são uma parte dos lucros da empresa em determinado período. Após algum tempo determinado pelas próprias empresas, os dividendos são distribuído entre os acionistas, contudo, você não deve se iludir com esse valor. De preferência, reinvista tudo naquela empresa. Fazendo isso, no futuro você vai ter muito mais participação na organização e haverá a possibilidade de viver somente dos dividendos que a empresa vai gerar à você. Em contrapartida, se você não reinveste seus dividendos, vai ter sempre a mesma parcela da empresa.

Estratégia que visa ao longo prazo

A vantagem competitiva do holder é durável. Imagine que você estuda sobre a empresa e o mercado em que ela está inserida e identifica um crescimento da marca ou do mercado; ou verifica que é uma marca imbatível (pense em uma empresa que faz sucesso há anos), por exemplo. São muitas as características que podem fazer com que uma empresa seja atrativa no longo prazo, como a estrutura de suas dívidas, o aumento do preço das ações e do valor patrimonial da empresa, entre outros. Criar a sua estratégia pensando no longo prazo é mais confiável que no curto prazo, uma vez que as chances de dar certo são maiores e os lucros também tendem a ser melhores, tendo em vista os fatores já citados.

Não precisa acompanhar frequentemente

Como o investidor não está preocupado com o melhor momento de venda de sua ação, não precisa acompanhar as oscilações diárias, podendo fazer um acompanhamento mais espaçado, seja mensal, trimestral ou até mesmo semestral, a depender de seu perfil e do tempo disponível para isso. Essa estratégia é usada no buy anda hold porque, uma vez definida a meta de rendimento após anos, não é necessário saber das oscilações diárias que impactam a empresa. Além disso, acompanhar o desempenho das ações com períodos mais espaçados poupa preocupações e estresse ao ver sua ação sendo desvalorizada.

Dicas de como ter sucesso no buy and hold

Fazer uma análise fundamentalista

No mercado da renda variável, é comum ouvir os termos “análise técnica” e “análise fundamentalista”. No caso dos holders, o segundo tipo de análise é mais utilizado. A análise fundamentalista é mais detalhada, faz uso e análise de indicadores do mercado financeiro, avaliação de balanços da empresa a ser adquirida, fluxo de caixa, resultados e previsões futuras. Assim, o investidor sabe se realmente vale a pena apostar na empresa no longo prazo, ou não.

Acompanhar e entender as ações

É importante investir naquilo que você conhece e entende. Essa frase se aplica em dois sentidos. Primeiro, no de investir em bens e ramos com os quais você tem maior afinidade, seja eletrônicos, alimentos ou jóias, por exemplo, pois assim é mais fácil de avaliar o seu crescimento e possibilidades. Segundo, pode significar que você deve conhecer bem o mercado no qual vai aplicar seus recursos, como a renda fixa ou variável. Isso quer dizer que, ao decidir investir em ações, é preciso conhecer como funciona o mercado acionário e acompanhar as ações para entender as oscilações e outras características. Resumindo, é fundamental que o investidor se informe, o máximo possível, sobre suas aplicações. Porém, é sempre recomendado que as pessoas que não atuam no mercado financeiro busquem o assessoramento de profissionais que acompanham o mercado e se dedicam, diariamente, a estudar as empresas e seus fundamentos.

Ter um objetivo e ser paciente

Se você quer um ganho rápido, não entre no buy and hold. É possível — e provável — que a empresa na qual você investiu tenha quedas e desvalorizações drásticas em determinado período, mas como o holder estuda bem o cenário antes de aplicar seu dinheiro nela, deve estar seguro que essa “fase” vai passar e bons resultados vão surgir. Por isso, a paciência é a chave para aqueles que se lançam nessa estratégia, tendo em vista que seu ganho é projetado a longo prazo. Além disso, quem tem um objetivo claro não se deixa abalar por qualquer oscilação do mercado, já que estudou bem e sabe até onde pode ficar com a ação. Não existe apenas uma maneira de investir e isso é ótimo, pois você consegue identificar o que é melhor para a sua realidade, enquanto investidor, por meio de comparações. Para aplicar utilizando a estratégia do buy and hold, portanto, é importante estar disposto a estudar bastante, antes de apostar na empresa. Gostou das nossas dicas sobre o buy and hold? Fique por dentro de outros posts como este — é só seguir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter. Se você quiser começar a investir ou rebalancear sua carteira de investimentos, fale com um assessor de investimentos da SpaceMoney. [rock-convert-cta id="52614"]