quinta, 28 de março de 2024
Recomendações

BTG: ruídos políticos ofuscam até mesmo bons números da Petrobras; recomendação neutra para ADRs

Segundo o banco, os resultados operacionais da petroleira no período de julho a setembro foram surpreendentes no segmento de refino, mas vieram em linha com a projeção estimada para os segmentos de exploração e produção

21 outubro 2021 - 14h22Por Redação SpaceMoney
PetrobrasPetrobras - Crédito: Agência Petrobras/Stéferson Faria

Nesta quinta-feira (21), o BTG Pactual reiterou sua recomendação neutra e o preço-alvo de US$ 15 para os recibos de ações (ADRs) da Petrobras.

Segundo o banco, os resultados operacionais da petroleira no período de julho a setembro foram surpreendentes no segmento de refino, mas vieram em linha com a projeção estimada para os segmentos de exploração e produção.

“A produção total de óleo e gás ficou 1% abaixo da nossa projeção e 1% maior do que no trimestre anterior, e reflete principalmente o aumento na produção de Sépia com a entrada em operação da plataforma de explocaração Carioca e a produção mais alta de Atapu, que compensou parcialmente as impressões mais fracas em campos importantes como Búzios e Mero”, diz o relatório.

Em refino, as vendas ficaram 2% acima do que o banco estimava. Segundo o BTG, esse resultado decorre da demanda doméstica por combustível, que cresceu 11% ante o segundo trimestre.

De acordo com o material, as vendas mais altas de derivados de petróleo podem ser um reflexo da maior participação da Petrobras no fornecimento total de combustível do Brasil durante o trimestre, uma vez que as empresas privadas reduziram as importações em meio a preços domésticos abaixo da paridade.

As importações de combustível cresceram 21% no terceiro trimestre, mas o BTG acredita que pode haver alguma normalização no quarto trimestre após a decisão do governo de começar a compartilhar a responsabilidade de abastecimento com as empresas privadas.

“Do ponto de vista operacional, a Petrobras está indo bem e está a caminho de entregar sua meta anual de produção. Dito isso, não esperamos que os investidores reajam puramente no momento operacional por enquanto. Mesmo a forte geração de fluxo de caixa nos últimos trimestres foi ofuscada por ruído político sobre sua política de preços de combustível e o que as eleições dos próximos anos poderiam significar para a alocação de capital no próximo ano e além”, diz.

Por fim, o BTG diz acreditar que isso deve continuar a evitar uma reclassificação completa, fazendo com que o banco reitere a recomendação neutra e o preço-alvo de US$ 15 para os recibos de ações (ADR).